Treine os braços para correr melhor

Atualizado em 18 de janeiro de 2018
Mais em Treinamento

Treinar os braços para correr? Você até pode achar estranho, já que durante a corrida a maior exigência é das pernas. Mas, para que você corra melhor, é preciso também fortalecer os braços, que têm grande influência sobre a boa mecânica da corrida.

Quando você corre, seus braços contrabalanceiam os movimentos das pernas, resultando num ganho de potência. O swing dos braços economiza energia porque impulsiona o corpo. Além disso, ele ajuda a manter a boa postura durante a corrida, já que quando estão fortalecidos mantêm a postura.

O recomendado é fazer um treino voltado aos membros superiores duas vezes na semana, depois do treino de corrida ou em dias de descanso ativo. Os exercícios a seguir são boas alternativas para fortalecer os braços.

Remada aberta
Sentado e com a coluna ereta, faça o movimento com o auxílio da máquina, puxando o peso para perto do corpo até que os cotovelos estejam alinhados com os ombros. Faça 3 séries de 12 repetições.

Remada curvada com a barra Hammer
Na máquina de crossover, flexione os joelhos formando um ângulo de 90º com o solo. Depois, puxe a barra e volte à posição inicial. Faça três séries de 12 repetições.

Crucifixo
Deitado no banco inspire e abra os braços. Então, abaixe os pesos até que os cotovelos fiquem na linha dos ombros. Ao expirar, levante os pesos até que eles se toquem. Faça três séries de 12 repetições.

Rosca direta
De pé, com a coluna ereta e os pés separados na linha dos ombros, flexione bem pouco os joelhos e depois erga os pesos em direção ao ombro. O exercício pode ser feito alternadamente ou levantando os dois braços juntos. Faça três séries de 12 repetições.

Tríceps testa
Deitado no banco levante os halteres acima da cabeça e traga os pesos até que eles quase toquem sua testa. Faça três séries de 12 repetições.

(Fontes: Adriana Redigolo e Larissa Simões, professoras da Fórmula Academia São Caetano do Sul – São Paulo)