Tempo ou distância: qual a sua meta?

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Um estudo recente publicado na Medicine & Science in Sports Exercise mostra um teste com 38 crianças em uma corrida de 750 metros. Os resultados fornecem uma perspectiva interessante sobre as nossas práticas de treinamento.

Primeiro, os pesquisadores fizeram todas as 38 crianças correrem 750 metros o mais rápido que podiam. Em seguida, elas foram divididas em dois grupos, um correu os 750 metros de novo e o outro correu a quantidade de tempo que levou para executar a primeira fase. O primeiro grupo conseguiu cobrir os 750 metros praticamente no mesmo tempo. O outro grupo, que correu com base no tempo executado na distância sugerida, contudo, cobriu uma distância menor.

Os pesquisadores concluíram que este resultado se deu por conta do fato de que as corridas por tempo são menos tangíveis e, portanto, tornam-se mais difíceis do que treinar com base na distância, onde, por exemplo, você pode ver a linha de chegada.

Mensurar treinos por distância se torna mais preciso ainda, quando fazemos um controle de volume semanal. Dessa forma você consegue ter um número exato de quantos quilômetros percorreu em determinado período. Isso funciona, principalmente, para corredores mais experientes. Além de determinar a quilometragem, dá para saber as intensidades em minutos/km, o que torna o treino ainda mais preciso.

De qualquer forma, os dois estímulos são positivos e importantes, visto que em alguns momentos o corredor mais experiente também se sentirá bem correndo por tempo, sem se preocupar em ritmo ou distância. Isso proporciona um alívio na tensão de um grande período de treino, principalmente, levando-se em conta o lado psicológico. Para iniciantes, é interessante determinar os treinos por tempo, até porque facilita a compreensão.  Por outro lado, depois de algumas semanas de treino, será indispensável planejar um treino determinado por distância, para que o iniciante comece a entender os ritmos e distâncias de forma mais concreta.

Para treinar com base no tempo, o regenerativo e o Fartlek sincronizar seu corpo com o seu pace e se recuperar de exercícios anteriores. Já por distância, fazer alguns intervalos na pista te dão algumas das melhores informações sobre como uma próxima corrida vai ser e o que você precisará trabalhar.

No período de descanso entre as provas, ou quando você está se recuperando de uma lesão, tenha como meta o tempo. Se você está no meio da temporada de treinamento, baseie-se em distância, para garantir que conseguirá correr os quilômetros necessários para concluir, por exemplo, uma prova.

(Fonte: Diogo Dias Gamboa, treinador da Gamboa Sports em Balneário Camburiú – SC e também São Paulo – SP)