Sou do time: jornalista vive a corrida

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Fôlego é o que não falta para Ricardo Capriotti. Ele é jornalista da Rádio Bandeirantes, Rádio Bradesco Esportes FM e do canal de televisão BandSports. Além de tudo isso, corre quase que diariamente e também faz musculação na academia duas vezes por semana.

++SOU DO TIME
>> MARI GRACIOLLI CORREU DO ESTRESSE DO VESTIBULAR

>> ESGRIMISTA BRASILEIRO CORRE PARA MELHORAR EM SEU ESPORTE

Idealizador do programa 'Fôlego' – que inspira novos (e velhos) corredores todos os domingos, às 8h30, na Rádio Bandeirantes –, Capriotti corre há 14 anos. “Tinha problema de varizes quando era repórter de campo nos jogos de futebol, pois ficava em pé por muito tempo”, conta o jornalista. “Fiz uma operação para me livrar delas [as varizes] e perguntei para o médico o que eu poderia fazer para nunca mais sofrer com isso. Ele me sugeriu que começasse a caminhar 30 minutos por dia.”

Foi o que ele fez. Diariamente, Capriotti colocava seu tênis e andava por meia hora. “Pouco a pouco, fui ganhando um condicionamento físico e, então, comecei a arriscar uns trotes leves”, relata. Naturalmente, as corridas em baixa intensidade foram se transformando em passadas mais rápidas.

Por cerca de três anos, o apresentador treinou sem nenhum acompanhamento profissional. “Em 2002, sofri uma lesão no joelho e o médico que me tratou me deu a ideia de procurar uma assessoria esportiva”, diz. “Eu nem sabia o que era isso”, brinca Capriotti. “Me lembrei de um grande amigo, Mário Mello [da Assessoria Esportiva Mário’s Team], que comentou uma São Silvestre comigo na rádio. Conversei com ele e comecei a treinar sob sua supervisão.”

A melhora foi significativa e, cada vez mais, o jornalista baixava seus tempos e aumentava suas distâncias. Tempos depois, Capriotti passou a treinar com Cláudio Castilho, da Saúde & Performance.

Corredor desde 1999, ele já perdeu as contas de quantas provas correu. “Corridas curtas, de 5 km e 10km, por exemplo, não tenho ideia de quantas já participei”, afirma. “As mais longas ainda consigo contar: são três de 25 km, duas delas na Maratona de São Paulo, e umas 15 meias-maratonas.” Ele está prestes a se desafiar mais uma vez. Neste domingo (13), o apresentador das jornadas esportivas da Rádio Bandeirantes correrá a Maratona de Buenos Aires, na Argentina. Será a sua primeira prova de 42 km.

O momento que mais marcou suas corridas foi exatamente em uma das provas de 21 km. “Eu corri a Meia da Disney deste ano, em Orlando. Foi uma prova emblemática para mim, pois tive um ano de 2012 complicado e quando cruzei a linha de chegada, foi muita emoção”, relata. “Quebrei meu recorde dos 21 km [1h38m50s] também, além de ter sido minha primeira corrida fora do Brasil.” Esse recorde já foi quebrado na Golden Four de São Paulo, com 1h34m06s.


Capriotti durante um de seus treinos – Foto: Reprodução Facebook

Para Capriotti, “a corrida representa um estado de espírito e é sinônimo de saúde.” Ele conta que não vive sem suas passadas. “Me sinto muito bem correndo e sei que minha saúde está ótima graças a ela [corrida].”

Os anos de treino levaram uma grande companhia para Capriotti. “Minha esposa, Elisabete, corre comigo há algum tempo, o que é fantástico para mim”, garante.

A corrida está presente inclusive na vida profissional do jornalista. “Em 2007, quando voltei para a Rádio Bandeirantes, percebi que a corrida se tornando um esporte muito forte entre toda a população”, lembra. “A USP estava cada vez mais cheia de corredores, bem como o Ibirapuera e as provas de fim de semana.”

Com isso, Capriotti apresentou para os diretores da rádio a ideia do ‘Fôlego’. “Eles gostaram, mas não é tão fácil abrir um espaço na grade de programação da rádio.” Um ano e meio depois, o programa foi ao ar pela primeira vez. “Estamos no ar há cinco anos com muito trabalho, sucesso e ótima audiência”, completa.

Você acompanha o ‘Fôlego’? Já se inspirou por alguma das reportagens que o programa apresentou? Conte para nós nos comentários abaixo.