Sou do time: fitness model também corre

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Quando pensamos em um fisiculturista, a primeira coisa que nos vem à mente são homens e mulheres cheios de músculos, com braços e pernas gigantes. O que pouca gente sabe é que existe uma categoria diferenciada dentro do esporte, chamada “Fitness Model”, em que os atletas precisam ser totalmente definidos, mas sem que a musculatura fique em proporções gigantescas. Além disso, quase ninguém sabe que temos uma atleta entre as cinco melhores no mundo nessa categoria: Gabriela Bayerlein.

++SOU DO TIME
>> VOCALISTA DA BANDA FRESNO DÁ SHOW NA CORRIDA
>> RICARDO CAPRIOTTI VIVE DA CORRIDA ATÉ NO SEU TRABALHO DE JORNALISTA
>> MARI GRACIOLLI CORREU DO ESTRESSE DO VESTIBULAR

>> ESGRIMISTA BRASILEIRO CORRE PARA MELHORAR EM SEU ESPORTE
 

Como o que importa nas competições de Fitness Model é o corpo definido, a pernambucana corre – e muito – para manter a boa forma. “Entrei para o esporte em 2012 e, desde então, passei a me dedicar muita à corrida”, conta a atleta, que também é empresária, dona de uma academia, em Natal (RN).

Segundo Gabriela, “é o melhor esporte para secar rápido.” Todos os dias, a modelo fitness corre 5 km pela manhã, mais 5 km à noite, fazendo um treino intervalado. “O máximo que já corri foram 12 km, mas nunca participei de corridas de rua”, diz.

Para a atleta, a corrida é fundamental para que os resultados apareçam. “Faço muita musculação, mas sei que a parte aeróbica é tão importante quanto o trabalho de força para que eu me mantenha entre as melhores.” Além disso, ela afirma: “sinto uma sensação maravilhosa quando corro.”

Seu treinamento é bem puxado – com a musculação e a corrida no mesmo dia. Por isso, ela costuma correr na esteira da academia. A fisiculturista lembra que não foi fácil no início. “Eu faço academia desde os 14 anos [hoje tem 32], mas nunca havia corrido. Demorei quase um mês pra ganhar alguma resistência”, garante.

Depois de trabalhar por anos como modelo, o presidente da Confederação Brasileira de Culturismo e Musculação (CBCM), Reginaldo Gomes, convidou Gabriela para se dedicar ao Fitness Model, em 2011. Em apenas oito meses de treinamentos, ela já estava entre as grande mulheres da modalidade – e única brasileira. “Eu acordava malhando e dormia malhando, mas todo o esforço me levou a estar entre as cinco melhores.”

No campeonato mundial da categoria, a atleta disputou o título contra fisiculturistas de 48 países. Pesando 46 kg – de definição pura – permitiram que ela terminasse na quinta colocação.

Para manter seu corpo em forma, além da corrida, Gabriela conta com uma dieta especial, repleta de alimentos com zero de gordura. Ela foi convidada a escrever um livro com suas receitas. Para acompanhar dicas diárias da fisiculturista, curta sua página oficial no Facebook.