Sofri uma lesão, o que faço agora?

Atualizado em 21 de dezembro de 2017
Mais em Treinamento

Um dos principais “medos” de um atleta ou praticante de atividades físicas é ter uma lesão e ficar afastado dos treinos. O motivo desse temor é a inevitável perda de condicionamento e performance, ocasionada pela pausa (necessária) para recuperação.

Quando se machucam e na ânsia por não perder os resultados conquistados, muitos esportistas atropelam a pausa sugerida pelo especialista e comprometem a própria recuperação, ou, na pior das hipóteses, tornam o quadro irreversível.

É óbvio que você deve treinar com o máximo de cuidado (e bom senso) possível, para não se machucar, mas se isso acontecer, existem algumas atitudes que podem te ajudar a se recuperar e a retornar, quem sabe, mais rápido do que espera, a antiga forma.

leia-mais-cinza
ícone-textoSEM LESÃO: CORRER DESCALÇO É PRA TODOS?
ícone-textoDA EMOÇÃO A LESÃO NA CORRIDA DE RUA

Siga a recomendação médica
Aparentemente, você pode ter se recuperado antes do tempo que o especialista sugeriu, mas, na maioria dos casos, as lesões ortopédicas podem desequilibrar o aparelho locomotor. Essa instabilidade momentânea pode fazer você se machucar novamente.

Diminua o volume e a intensidade nos treinos
Não adianta pensar que você pode suportar as mesmas cargas ou treinar com a mesma periodicidade de antes. O ideal é retornar essas variáveis com 50% do nível pré-lesão.

Substitua alguns exercícios
Existem exercícios que ficam terminantemente proibidos quando se tem uma lesão. Os intervalados, de explosão (como tiros) e de ganho de força são alguns deles. Em contrapartida, outros são recomendados, inclusive, para tratamento. É o caso dos movimentos isométricos, que não exigem trabalho articular.

Diminua o ritmo e relaxe
A velocidade de execução dos movimentos também deve ser menor no período pós-lesão, principalmente na fase excêntrica da contração. Portanto, respire fundo!

(Fonte: Roberto Ranzini, ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz)