Será que sei o melhor modo de respirar?

Atualizado em 20 de dezembro de 2017
Mais em Treinamento

Uma das dúvidas mais comuns de quem pratica esportes, como a corrida e, até, a musculação é a respiração. Solto o ar pela boca e inspiro pelo nariz ou seria o contrário? Será que é errado respirar só pela boca? E quanto a respirar só pelo nariz? Para acabar com as dúvidas, a Academia Brasileira de Rinologia (ABR), em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), realiza a campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”. A ação pretende tirar a dúvida da população (e dos esportistas) e prega que o ideal é sempre inspirar pelo nariz e expirar pela boca.

leia-mais-cinza
icon texto_menor COMO DEVE SER A SUA RESPIRAÇÃO AO CORRER?

As fossas nasais (cavidades que vão das narinas até a faringe) têm a capacidade de aquecer, umidificar e filtrar o ar que respiramos, fazendo com que ele chegue com mais qualidade aos pulmões, segundo a ideia da campanha. Durante o exercício, essa técnica é ainda mais importante, uma vez que nosso ritmo respiratório aumenta. Se o atleta respirar pela boca, o ar não é filtrado ou umidificado, fazendo com que ele sinta sua boca mais seca e precise consumir mais água do que o normal para repor a umidade. Além disso, esse esportista pode ter mais tendência a infecções, como gripes, resfriados e faringites.

Na musculação, os problemas são outros, mas também teriam origem na respiração incorreta. Para os especialistas da área, é muito comum ver os atletas segurando o ar ao levantar peso. Esse método seria muito perigoso e poderia causar hipertensão arterial e lesão nos tímpanos, devido à força com que é praticado. O correto seria soltar o ar durante a contração muscular ao invés de prendê-lo.

Para saber mais sobre a campanha, entre no site www.respirepelonariz.org.br

(Fonte: Dr. Fabrizio Ricci Romano, otorrinolaringologista e coordenador da campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”)