Recupere-se de uma prova longa da melhor maneira possível

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Após meses de preparação e muito esforço, você atingiu seu objetivo e terminou uma prova de longa distância. Mas saiba que o momento pós-prova também é essencial. A recuperação é considerada fundamental para que você volte a correr em plenas condições físicas e psicológicas. Caso contrário, são grandes as chances de aparecer alguma lesão. Diante disso, veja alguns conselhos para você encerrar esse ciclo da melhor maneira possível e, assim, já começar a pensar na próxima corrida.

++VEJA MAIS
>> COMO SE RECUPERAR DE UMA MARATONA
>> 8 DICAS PARA SE RECUPERAR DE UMA MEIA-MARATONA

Descanse bastante
– O ideal é, segundo especialistas, descansar. Independentemente de seu nível, você precisa respeitar suas horas de sono. É parte essencial de sua recuperação. Quando você dorme, seu corpo trabalha para reparar os danos do exercício. O recomendável é dormir de 7 a 8 horas. Assim, você irá recarregar suas energias.

– Depois de uma meia-maratona, seja qual for o resultado, você não deve pensar, imediatamente, na próxima competição. É muito importante que você dê tempo para a mente descansar e desfrutar o resultado. Lembre-se que a mente e o corpo estão intimamente relacionados. Se sua mente estiver cansada, seu corpo também estará.

Volte aos treinos com calma
– É aconselhável executar de 35 a 40 minutos de trotes leves durante as primeiras 24 horas após a corrida. Se possível, faça esse treino em pisos que absorvam mais o impacto, como a grama. Você também tem a opção de escolher algo mais leve para se movimentar, como natação, hidroginástica ou dar algumas pedaladas em uma bicicleta ergométrica.

– Se você percorreu os 42 km, por exemplo, a primeira corrida deve ocorrer uma semana depois, com um trote de 20 minutos em ritmo bem lento.

– Uma boa massagem também pode ajudar demais o corredor no dia anterior e até 72h após a prova. O método elimina o ácido lático, melhora a recuperação e reduz a fadiga.

Alimente-se bem e se hidrate bastante
– Alimentos bem digestivos, como legumes cozidos, peixe e carnes brancas (frango e peru) são aconselháveis para comer nas refeições após a prova e, inclusive, durante a semana seguinte à corrida.

– Na primeira semana, você também pode substituir o café pelo chá e nunca se esquecer de beber água. Aliás, é recomendado no mínimo dois litros de água por dia, principalmente entre as refeições.

(Fonte): Paulo Rennó, diretor técnico da Paulo Rennó Assessoria Esportiva, e Santiago Cisneros, treinador da FILA Running Team da Argentina