Ganhe rendimento com estas aulas

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

A academia também pode ajudar na corrida. Há aulas que podem trazer ganhos flexibilidade, força, equilíbrio e (até!) motivação. Mais: podem ser alternativa para os dias de recuperação ativa, quando você deve se exercitar, mas escolhendo uma atividade diferente das corridas de rua. Veja opções para alternar a sua forma de treinar.

Step/Jump
A aula trabalha a força e a resistência muscular, fazendo com que você faça contrações anaeróbias por conta dos movimentos que faz enquanto você sobe e desce do step ou do trampolim. Além disso, prepara as pernas para todo o esforço que precisará ser feito nas ruas enquanto você corre.

Circuito
Aqui você trabalha a mudança de movimentos e de direções. A aula ainda inclui alguns tiros de velocidade, saltos e exercícios de instabilidade. Esse conjunto de movimentos ajuda a prevenir lesões, principalmente do ligamento cruzado anterior, que é bastante requisitado na corrida quando você encontra declives, aclives e curvas no meio do caminho. Aqui você trabalha membros superiores, inferiores, tronco e ganha resistência.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  CORRA MAIS RÁPIDO E GANHE TEMPO NA PROVA
icon texto_menor  TREINO PARA TERMINAR BEM A CORRIDA
icon texto_menor  INVISTA NO DEEP RUNNING E GANHE RENDIMENTO

MatPilates
O pilates ajuda no fortalecimento do tronco, já que trabalha a sustentação do corpo, além de você poder fazer exercícios específicos para a corrida. A atividade fortalece o core, centro de força do corpo, sendo que o Mat Pilates é ainda mais indicado para quem se dedica às passadas. Ele trabalha com bola e com o peso do próprio corpo, fazendo com que você realize exercícios de estabilização, como a prancha, os quais visam a instabilidade para gerar força e resistência para quem corre.

Alongamento
A aula previne lesões, além de possibilitar o aumento da amplitude das passadas. Tem alguns grupos musculares que são mais afetados durante a corrida, como, por exemplo, os das pernas, que ficam encurtados com os treinos. Por isso, os alongamentos ajudam a melhorar as condições dos músculos, além de evitar possíveis estiramentos.

MMA Fitness e Zumba
Trabalham o fortalecimento cardiovascular, melhorando a capacidade de você consumir e usar de forma proveitosa o oxigênio durante a corrida. Além disso, seu condicionamento também dá um up, já que as duas aulas são bastante puxadas e exigem muito preparo físico.

(Fonte: Arthur Plácido, professor da Fórmula Academia de São Caetano do Sul – São Paulo)