Qual melhor horário para treinar no frio?

Atualizado em 16 de novembro de 2017
Mais em Treinamento

Manhã, tarde ou noite? Estudos apontam que disponibilidade e até o relógio biológico são alguns dos fatores que podem determinar qual o melhor horário do dia para correr quando a ideia é treinar no frio. Com a queda nos termômetros, a vontade de ficar na cama por mais alguns minutos e ignorar aquele treinamento até passa pela cabeça. Mas você deve seguir em frente e continuar treinando firme para evoluir nas passadas.

Mas, lembre-se: é fundamental ajudar o organismo a se programar para o exercício. O treino pode ser mais eficaz se você criar uma rotina para a corrida, já que a experiência se torna mais gratificante e a vontade de continuar treinando será cada vez maior, inclusive no frio.

Pensando nisso, listamos os pontos positivos de cada período do dia para que você escolha (troque ou mantenha) o que lhe agrada mais para treinar no frio.

– Manhã
Que tal deixar sua cama quentinha por volta das 5h, 6h e encarar mais um dia de treino? Pode parecer tentador permanecer deitado por mais alguns instantes. Mas estudos apontam que correr pela manhã diminui a possibilidade de abandonar o hábito de treinar (mesmo que precise treinar no frio), uma vez que você se exercita antes do trabalho, o que faz com que você não perca o treinamento por conta de imprevistos na agenda. Além disso, o treino pela manhã acelera o organismo para você encarar o restante do dia.

– Tarde
Independente das preferências do atleta, o corpo normalmente atinge a sua temperatura mais alta no período vespertino, entre 16h e 17h. Neste horário, é possível notar o aumento da força, da resistência e da flexibilidade, reduzindo, assim, o risco de lesões.

– Noite
Em uma época com temperaturas mais baixas, o treino noturno é bom para quem prefere academias, com treinos mais movimentados. É ideal, também, para quem não gosta de dormir muito cedo ou trabalha durante quase todo o dia e tem disposição para realizar um treinamento noturno. Correr nesse período do dia, segundo especialistas, se torna menos desgastante.

E você? Diga para a gente qual o seu o horário preferido para ‘driblar’ o frio e encarar mais um dia de treinamento 😉