Propriocepção: melhore para correr bem

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Treinamento

A propriocepção está se tornando, cada vez mais, importante para os corredores. Porém, muita gente não entende bem o que é esse trabalho. O fisioterapeuta Maurício Garcia, do Instituto Cohen, em São Paulo, explica: “é a capacidade do indivíduo de identificar e perceber seus movimentos articulares no espaço”. De acordo com Garcia, “é a propriocepção que permite ao homem perceber a extensão, a direção e o peso do movimento.”

Melhorar esse fundamento é fundamental para os corredores que querem praticar o esporte de maneira mais segura. “Ela busca aumentar o desempenho motor por meio da estimulação dos mecanoceptores [receptores do sistema nervoso, presentes nos ligamentos, cápsulas articulares e músculos]”. Os tornozelos e joelhos, por exemplo, ficam mais fortes e preparados para as adversidades de uma corrida, como buracos na rua, evitando lesões.

O aperfeiçoamento da propriocepção acontece com exercícios dinâmicos e funcionais, que, segundo o fisioterapeuta, “permitem a melhora da segurança, estabilidade articular, agilidade e consciência corporal”, diz o ortopedista Moisés Cohen, também do Instituto Cohen.

Várias atividades para a propriocepção podem ser feitas. “Todos os exercícios que envolvem equilíbrio e agilidade, podendo usar ou não acessórios como elástico ou bolas, são recomendados”, garante o fisioterapeuta. Os mais comuns são:

– Ficar em pé, apoiado em uma das pernas de 30 a 60 segundo.
– O mesmo exercício, mas com os olhos abertos e, depois, fechados.
– Na academia, aproveite a cama elástica para a prática do jump e repita o exercício de equilíbrio.
– Aulas de jump também melhoraram a propriocepção.
– Trabalhos de corrida curtas com mudança de direção.

Uma dúvida que muitos corredores que já praticam esse tipo de exercício têm é se podem correr no mesmo dia de um treino de propriocepção. “São estímulos diferentes que não levam a musculatura a um possível conflito, sobrecarregando as mesmas”, afirma Garcia. “Porém, o ideal é melhorar a propriocepção antes de começar a correr.”

Os treinos educativos de corrida também são importantes para a melhora do corredor. “Eles devem ser realizados, pelo menos, uma vez por semana”. Eles são um complemento para a propriocepção do corredor.