Polimento: diminua o ritmo antes das provas

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Quando uma prova muito importante está chegando, é hora de desacelerar nos treinos para voar no dia da corrida. Essa técnica é conhecida como polimento – ou tapering. O objetivo é recuperar o atleta para que esteja em sua melhor forma física por meio de um decréscimo das cargas de treinamento.

O método pode ser aplicado tanto entre iniciantes em uma prova de 5 km, quanto com atletas experientes, que vão encarar uma maratona e o tempo de duração deste período varia de acordo com a individualidade biológica e capacidade individual de cada pessoa, podendo durar poucos dias, semanas e chegar até a um mês.

Para obter dados importantes e chegar a um bom resultado, existem diversas maneiras. Com avaliações, por exemplo, podem-se detectar possíveis manifestações de fadiga e/ou desempenho. O treinamento reduzido pode ainda estar relacionado ao princípio da manutenção.

Neste caso, o período de polimento caracteriza-se pela diminuição da duração e do volume de treinamento, mantendo a intensidade. Assim, o treinamento continue a ser realizado, mas de forma regressiva.

Hoje, sabe-se que esse período do treinamento é fundamental para o sucesso. Vários estudos abordam o tema para definir qual a melhor forma para realizar o polimento com êxito.

Principais benefícios do polimento                      

– Aumento do estoque de glicogênio muscular – que fornece energia para os músculos;
– Melhora da força e potência muscular;
– Mais tolerância ao lactato (que causa a fadiga);
– Diminuição ou desaparecimento das dores musculares decorrentes dos treinamentos;
– Noites bem dormidas;
– Bem-estar (como consequência dos itens acima).

Lembre-se, na atividade física, “MAIS” nem sempre significa “MELHOR”. Por vezes, o melhor e colocar o “pé no freio” para que as adaptações positivas do treinamento sejam evidenciadas.

(Fonte: Rogério Carvalho, diretor técnico da UPfit assessoria esportiva, de São Paulo/Profº Msd. Cauê La Scala Teixeira, treinador da Seção de Avaliação Física (SEAFIS), de Santos)