Overtraining: erro que pode custar (muito) caro

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Ao iniciar os treinamentos, um atleta mira melhorar seu desempenho, perder peso ou tem em mente outro objetivo. No entanto, não é raro encontrar aqueles que extrapolam nos treinos. Sem um acompanhamento de um profissional e um planejamento, esse aumento na quantidade de treinamentos é um passo para o overtraining. O excesso de treinamento é, sem dúvida, muito prejudicial.

LEIA MAIS
icon texto_menor  DICA DO ESPECIALISTA: POSSO CORRER TODOS OS DIAS? 

icon texto_menor  COMA PARA EVITAR OVERTRAINING

O atleta treina mais do que seu corpo suporta, ignorando um descanso adequado e a falta de exercícios fundamentais, como o fortalecimento muscular. Tudo isso pode resultar em lesões nas articulações, como joelho, tornozelo, coluna e calcanhares. E, até problemas no sistema circulatório podem aparecer com a prática de uma corrida mal planejada.

Sintomas do Overtraining

Uma dor no joelho pouco tempo após o treino, outra no tornozelo minutos depois de mais uma atividade. Você pode até se confundir com dores ‘naturais’ de um treino forte. Mas não é bem assim. Antes de atingir o overtraining, o atleta sofre com alguns sintomas. A seguir, alguns fatores para você identificar quando está exagerando na hora de treinar:

– Perda de apetite

– Dores frequentes em mais de um lugar

– Pequenas lesões

– Mudança de humor

– Irritação constante

– Cansaço em demasia

– Aumento da frequência cardíaca em repouso

Descanso é fundamental

A falta de descanso é um dos principais fatores que levam ao overtraining. Portanto, para elevar seu desempenho e atingir suas metas, é necessário que você se recupere do esforço. O descanso, aliás, é tão importante na vida de um atleta quanto uma alimentação adequada e treinos planejados. Esse tripé precisa estar equilibrado para que você evite problemas.

Segundo especialistas, um fator importante é dividir a periodização dos treinos. Ou seja, faça um treino programado e organizado de acordo com a sua característica individual, suas metas e condições. Um dia ou dois longe da corrida na sua semana vai te dar, acredite, um melhor desempenho no futuro.

(Fontes): Miguel Sarkis, diretor técnico da assessoria esportiva Miguel Sarkis Personal Trainer, Kim Cordeiro, diretor técnico da BK Sports, e Christian Antoniazzi, diretor técnico da assessoria esportiva Metas Esporte & Entretenimento