O segredo dos corredores quenianos

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Treinamento

O programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, dedicou o primeiro episódio da sua série “Talento” para tentar desvendar as razões do sucesso dos corredores quenianos. A reportagem, que foi exibida no canal no domingo (10 de janeiro), fala sobre os motivos reais que podem justificar a supremacia desses atletas nas provas de média e de longa distância.

O episódio fala sobre as muitas lendas criadas para explicar a supremacia desses atletas, como as de que eles são excelentes corredores porque estariam habituados a correr de leões ou porque estão acostumados a encarar longas distâncias a pé desde pequenos. Ao decorrer da reportagem, entretanto, eles mostram os verdadeiros motivos que poderiam esclarecer o domínio dos corredores quenianos no esporte.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  KALENJIN: A TRIBO DOS CORREDORES

Para isso, eles vão atrás dos kalenjin, uma tribo que vive no interior do país e que representa 80% dos corredores de elite e de onde vieram os mais famosos atletas quenianos, como Kip Keino, primeiro medalhista de ouro do país em provas olímpicas nos 1.500 metros nos Jogos da Cidade do México (1968). Outros fatores, como a localização geográfica, o formato do corpo e a disciplina e foco no treinamento também são apontados como possíveis justificativas para o sucesso deles.

Para ver a reportagem completa, acesse o vídeo do primeiro episódio da série “Talento”.