Músculos adutores e abdutores são importantes para a corrida

Atualizado em 15 de outubro de 2018
Mais em Treinamento

As musculaturas da parte interna (adutores) e da parte externa (abdutores) da coxa são fundamentais para uma boa corrida. “Sempre que há mudança de direção, terreno, aclive, declive, velocidade ou muito volume de treino, esses músculos são acionados para estabilizar o quadril e, assim, deixar a passada mais segura”, afirma o treinador Paulo Ayres, gerente da unidade de Porto Alegre (RS) da Cia Athletica. “Qualquer desequilíbrio pode comprometer o rendimento e causar lesões.”

 

 

Os músculos adutores e abdutores 

Importância do fortalecimento

Adutores

Ao lado dos isquiostibiais (músculos posteriores da coxa), são responsáveis pelo movimento da pélvis e têm a função de estabilização do quadril durante a corrida. “Além disso, são atuantes na amplitude da passada, mas como músculos secundários”, conta Ayres.

Abdutores

Também auxiliam na estabilização do quadril. “São importantes para manter a cabeça do fêmur (osso da perna) no acetábulo (estrutura óssea do quadril).”

Exercícios para os músculos

Nas academias, há aparelhos específicos para o trabalho dos adutores e abdutores (foto), além de itens, como a caneleira de peso e elásticos, que também podem ser utilizados. “Treinamentos funcionais e educativos de corrida são outras opções para exercitar essa musculatura”, diz o treinador.

O fortalecimento deve ser feito de duas a três vezes por semana, segundo Ayres. “Procure um educador físico especializado em treinamento de corrida para que tenha um plano adequado de treinamento muscular e aeróbio, evitando a sobrecarga.”

Cuidados para evitar lesões

Para o treinador, “a qualquer sinal de desconforto muscular de abdutores e adutores, deve-se reduzir a carga de treinamento e focar em um reforço específico, para evitar uma lesão”. Com essa musculatura fortalecida, “o quadril estará estabilizado, a técnica de corrida será apurada e, consequentemente, o atleta terá um melhor rendimento”, finaliza.