Mitos e verdades sobre a corrida

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

A empolgação de um iniciante é fundamental para que ele comece a correr e sinta prazer durante a prática de exercícios. Mas esse entusiasmo, acrescido de inexperiência e pensamentos equivocados, pode se tornar um grande problema e, até mesmo, atrapalhar o futuro do novo atleta nos treinos e disputas.

Para esclarecer de vez a cabeça de quem está começando a correr, o treinador Leandro Sandoval, da Life Training, listou os principais mitos e verdades da corrida, com base na sua experiência profissional com os alunos iniciantes.

1) Corrida prejudica o joelho – Mito
Desde que o corredor seja treinado corretamente, respeitando os seus limites, não há risco de estourar o joelho.

2) Corrida machuca a estrutura óssea – Mito 
Correr vai ajudar a aumentar a absorção de cálcio e, com isso, fortalecerá os ossos que, consequentemente, suportarão melhor o impacto

3) Iniciar caminhando é melhor que correr – Verdade
Todo iniciante deve começar seus treinos caminhando e para, posteriormente, incluir a corrida em pequenos trotes gradativos.

4) É normal correr com dor – Mito 
Todo corredor bem treinado e que respeita a prescrição dada pelo treinador, não tem dor. Apenas o cansaço ao final do treino, que é produzido pelo ácido lático.

5) Beber água demais pode atrapalhar – Verdade 
O excesso de água durante a corrida também pode causar problemas de saúde. O correto é ingerir 200 ml a cada 15 minutos de treino, no máximo.

6) O impacto faz mal para o organismo – Mito 
Corrida é feita de impacto. O certo é variar o tipo de piso e o tipo de impacto para não danificar articulações e demais estruturas do corpo.

7) Correr agasalhado para suar mais ajuda a perder peso – Mito
Quanto mais agasalhados corrermos, mais desidratados ficamos.

8) A escolha do tênis é fundamental para correr bemVerdade
Ter um bom modelo de tênis, com um sistema de amortecimento de acordo com seu tipo de pé e pisada, vai ajudar absorver melhor os impactos e evitar dores.

9) Quem corre na chuva fica gripado – Mito 
Correr na chuva não causa esse tipo do problema. O que ocorre é que, ao final da corrida, ficar exposto ao clima frio poderá causar gripe. O ideal é se agasalhar bem e se secar após um treino na chuva.

10) Correr todo dia é fundamental – Mito 
O ideal de corrida é de três a cinco vezes por semana, de acordo com o nível e tempo disponível para cada atleta.

11) Correr melhora o desempenho sexual – Verdade
A corrida faz com que o nível de condicionamento físico aumente e automaticamente, ocorre o aumento da libido e maior disposição para o sexo.

12) Falta de potássio causa câimbra – Mito
Vários são os fatores, desde a falta de potássio, passando pelo nível de esforço, perda de vários fluídos corporais e predisposição genética.

13) Corrida tem limite de idade – Mito
Na verdade, a corrida mantém a pessoa equilibrada por mais tempo e com maior vitalidade. É indicada para todas as idades.

O professor Leonardo Marmitt, diretor técnico da Just Run, também conta um pouco de sua experiência com corredores de primeira viagem e revela os equívocos mais comuns entre eles.

“Normalmente, o iniciante peca pelo excesso. Com uma vontade muito intensa de começar a correr logo, a maioria adota volumes ou intensidades muito altas. Variar dias de maior intensidade com dias mais leves é fundamental”, recomenda.

Marmitt também ressalta que é preciso tomar cuidado com o ritmo. Correr ao lado de amigos pode ser muito estimulante, mas é preciso respeitar as suas passadas. “Ter companhia no inicio pode ser fundamental para a continuidade dos treinos, mas há que se ter muito cuidado para não adotar o ritmo mais intenso ou mais lento de seu companheiro de corrida”, diz.

“O ideal é sempre buscar auxílio de um profissional da área de educação física para orientar os treinamentos de corrida. Ele saberá dosar intensidade e volume, além de acompanhar a sua evolução nas corridas”, finaliza Marmitt.