André MotaFoto: André Mota

Meia de Floripa e Joy Run, belas paisagens na Ilha da Magia

Atualizado em 14 de março de 2019
Mais em Notícias

Apesar do nome, os 42K de Floripa não são reservados exclusivamente aos maratonistas. A prova tem outras dua distâncias 21 km e 10 km, com as mesmas características da maratona: belas paisagens e percurso favorável a recordes pessoais e estreias.

A largada e a chegada dos atletas das três distâncias são na Avenida Cláudio Alvim Barbosa, na Beira-Mar Continental. Diferem apenas o horário do início de cada prova.

A Meia de Floripa já é uma das corridas mais tradicionais do calendário da Ilha da Magia. Desde que passou a integrar os 42K de Floripa, no entanto, seu percurso passou a ser ainda mais elogiado. Em grande parte pela passagem pelas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles , que ligam o continente à ilha.

Inscreva-se nos 42K de Floripa.

Veja o percurso da Meia de Floripa:

Os atletas de Meia de Floripa largam da Beira-Mar Continental e seguem na avenida da largada por pouco mais de um quilômetro em direção à rua 14 de Julho, onde há o primeiro posto de hidratação, e seguem para o acesso à ponte Pedro Ivo Campos.

Cruzando a ponte, chegam à porção insular de Florianópolis, onde permanecem a maioria da prova. O primeiro posto de hidratação na ilha está logo na saída da ponte no km 5.

A partir daí, a Meia de Floripa segue pela orla da ilha tomando as avenidas Jornalista Rubens de Arruda Ramos e Governador Irineu Bornhausen, onde os atletas fazem um contorno pouco antes do km 10 e retornam pelas mesmas vias.

O retorno ao continente para a parte final da prova é no km 17, com a famosa ponte Colombo Salles.

“É muito importante que os atletas que desejam bater um RP lembrem-se e estejam bem fisicamente para fazer a subida da ponte”, aponta o diretor e treinador da assessoria de corrida catarinense Just Run, Leonardo Marmitt.

Ao cruzarem a ponte, os atletas retornam ao continente para a porção final da prova. Nova passagem pela 14 de Julho deixa os corredores de novo na avenida Cláudio Alvim Barbosa para a chegada.

Veja o mapa da Meia de Floripa:

Joy Run

Quem não se sentir preparado para enfrentar 21 ou 42 km também pode participar do evento, com a Joy Run. Na temporada passada, ela teve 7 km de distância. Em 2019, será de 10 km, oferecendo aos atletas a chance de estabelecerem seus recordes pessoais em uma das distâncias mais tradicionais das provas de rua – o percurso ainda não foi divulgado.

“Para bater um recorde pessoal na distância, é interessante utilizar a estratégia de correr de modo cadenciado os primeiros 5 Km e, então, aumentar a intensidade na metade final da prova. Chamamos isso de split negativo”, explica Fabiano Braun, treinador da assessoria Floripa Runners.