Manhã ou noite? Qual o melhor período para treinar?

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Treinamento

Manhã ou noite? Nascer do sol ou pôr do sol? Qual é o melhor momento do dia para se treinar? No Brasil, até por uma questão de disponibilidade de espaço e tempo, ciclistas amadores optam pelo período matutino, muitas vezes antes dos primeiros raios de sol surgirem, para pedalar. Mas de acordo com um estudo publicado na revista científica PLOS ONE (Public Library of Science), a resposta para esta indagação sera ‘depende de seu objetivo’.

Se o objetivo for queimar calorias, opte pelo período matutino. Agora se o objetivo for performance, o horário noturno é o ideal. E a explicação para isso estaria na natural mudança hormonal e metabólica que acompanha o organismo conforme as horas do dia passam.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  CARETA AJUDA A PEDALAR MAIS RÁPIDO?
iconezinho
  CROSSFIT COMO ALIADA DO CICLISMO

O estudo cita ainda um experimento feito por pesquisadores brasileiros, que comparou a performance de ciclistas que treinaram de manhã com outro grupo que treinou à noite.

No experimento, ambos grupos pedalaram 1 km, sendo o primeiro às 8h00 e o segundo às 18h00. Com o nível de glicose 11% menor e uma maior taxa do hormônio cortisol e outros elementos químicos que atrapalham a performance, os ciclistas ‘matutinos’ foram, em média, 6,5s (7%) mais lentos que os ‘noturnos’.

Agora, se o objetivo é perda de peso, vá pedalar logo nas primeiras horas da manhã e sem comer (a não ser, é claro, que você vá fazer um treino de longa distância). Um estudo publicado no Jornal Britânico de Nutrição concluiu que atletas que realizam um treino moderado antes do café da manhã queimam 20% a mais de gordura e sentem menos fome ao longo do dia do que aqueles que comem antes do treinamento.