ShutterstockFoto: Shutterstock

Hipnose para corredores: quais são os benefícios?

Atualizado em 15 de março de 2018
Mais em Treinamento

Deite-se confortavelmente e feche os olhos. Comece a contar de 100 a 0 em ordem decrescente. O corpo vai ficando mais relaxado e os olhos, mais pesados… Parece até cena de filme, mas a hipnose é uma técnica bastante utilizada pela medicina para diversas finalidades: superação de traumas, reviver lembranças para entender bloqueios emocionais e mentais e por aí vai. O método, inclusive, dispõe de muitas técnicas que podem ser benéfica para corredores, pois servem de terapia para o treinamento da mente. 

 O exemplo de uma técnica aplicada à corrida é se concentrar em aumentar sua resistência ou imaginar uma prova na qual você esteja correndo com ótima performance. Esse tipo de exercício mental precede o desempenho físico. “Principalmente em competições, quando os atletas sofrem muita pressão psicológica que desencadeia no estresse. Neste caso, a hipnose ajudará na forma de lidar com essas pressões, proporcionando mais tranquilidade e, portanto, melhora no desempenho”, explica Leonard Verea, psiquiatra especializado em hipnose dinâmica. 

A relação entre hipnose e esportes é explorada há mais ou menos uma década. Um artigo da Universidade de Staffordshire relatou bons resultados da técnica para o futebol. Verea explica melhor os benefícios voltados para quem corre.

“Com estímulo e treino é possível melhorar o desempenho, utilizando cada vez mais nosso cérebro”. Entretanto, a principal dúvida é se a pessoa hipnotizada sofre algum tipo de efeito colateral com a técnica, ou seja, se há riscos para a saúde. “Nenhuma parte do cérebro é efetivamente desligada durante a hipnose. Em vez disso, a conexão de certas áreas é modificada, com separações entre algumas delas e maior integração entre outras”, esclarece Verea.

O psiquiatra afirma que o estado de hipnose altera as ligações entre o córtex pré-frontal e a ínsula, duas regiões do cérebro responsáveis por tomar decisões e coordenar emoções, o que explicaria o caso de pacientes que conseguem superar dores a partir da técnica.

Em outras palavras, se conduzida por profissionais especializados, a hipnose pode ser uma ótima aliada para você encarar a ansiedade com mais sabedoria e obter mais controle das emoções que podem atrapalhar a sua performance. “A hipnose vem se mostrando cada vez mais, não só como um coadjuvante ou complementar, mas como principal instrumento no desenvolvimento do potencial humano”, completa.