Fortaleça o core para proteger a coluna

Atualizado em 15 de março de 2021
Mais em Treinamento

A corrida pode apresentar uma sobrecarga para a coluna vertebral. Ao praticar o exercício, essa estrutura que sustenta o corpo recebe impactos repetitivos, principalmente os discos intervertebrais – amortecedores que ficam entre as vértebras. Assim, muitos atletas reclamam de dores na região lombar.

Para evitar esse problema, é fundamental enrijecer os músculos abdominais e paravertebrais (juntos, são conhecidos como core), que dão suporte a esses ossos. Com essa área estável, a eficiência neuromuscular do movimento da corrida é aprimorada, melhorando a postura do corpo.

Como trabalhar esses músculos

Outras atividades físicas, como o pilates, o TRX, a natação, a hidroginástica e a musculação são boas formas de exercitar essa musculatura que dá apoio à coluna. Eles podem ser feitos duas vezes por semana para gerar um bom condicionamento e fortalecimento na região.

Outras formas de cuidar da coluna

Alongamentos para a musculatura da parte posterior das pernas – os isquiotibiais – também ajudam na prevenção dessas dores. O uso de tênis com palmilhas individuais – feitas a partir da necessidade de cada corredor – e com um bom sistema de amortecimento auxilia na redução de impacto e, consequentemente, diminui o estresse sobre a coluna.

(Fonte: Dr. Alexandre Fogaça Cristante, ortopedista, traumatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna)