Faça sua melhor Maratona do Rio

Atualizado em 16 de novembro de 2017
Mais em Treinamento

No próximo domingo (26 de julho), 26 mil corredores vão disputar a edição 2015 da  Maratona do Rio de Janeiro. Tida como uma das melhores provas para ser disputada entre os corredores amadores, ela tem saída no Recreio às 7h, o que favorece (e muito!) os atletas, e percurso quer segue por toda a orla, exibindo um dos visuais mais bonitos das maratonas reconhecidas internacionalmente.

A chegada é no começo do Aterro, o que também é muito bom para quem corre, pois evita que os participantes tenham de enfrentar o típico calor carioca. Além de possuir um percurso quase totalmente plano, sendo boa pedida para fazer uma prova mais veloz.

Se você estará entre os milhares de corredores que participarão da Maratona do Rio no domingo, algumas estratégias podem ser colocadas em prática para que você tenha um bom rendimento nos 42 km.

– Arrume todo material que for usar na prova um dia antes do evento. Não corra o risco de esquecer nada (chip, número de peito, boné…) que possa comprometer a sua corrida.

– Alimente-se de 1h30 a 2 horas antes da prova. Dê preferência aos carboidratos, que são responsáveis pelo ganho de energia na corrida.

– Use roupas apropriadas para correr e que não aumentem a sensação de calor. Dê preferência àquelas que facilitam a refrigeração do corpo.

– Não tente estrear um tênis novo no dia da prova. Procure usar aquele pisante que você já está acostumado. O mais confortável para os seus pés.

– Aqueça as articulações antes da corrida. Enfatize os exercícios para as pernas. Alongue, também, toda a musculatura, principalmente os músculos dos membros inferiores.

– Hidrate-se durante todo o percurso. Não espere sentir sede para beber água. Haverá diversos postos de água e isotônico pelo trajeto para que você não corra o risco de desidratar.

– A maratona é uma prova que exige muito treino e concentração. Depois de treinar tanto para alcançar esse objetivo, não deixe pequenos detalhes atrapalhar a sua prova. Siga as dicas rápidas acima e uma ótima Maratona do Rio.

Elite na Maratona
Entre os corredores da elite, a prova promete ter disputa acirrada entre Brasil e Quênia. Vencedor da prova de 2013, Giomar Pereira da Silva vai em busca do bicampeonato. Fredison Carneiro Costa, campeão da Maratona da Disney em 2011, 2012, 2014 e 2015, é outro forte concorrente ao título, assim como João Marcos da Fonseca, vencedor da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu (2013). Entre os estrangeiros, dois quenianos podem despontar e levar o ouro para casa: Willy Kimutai, que venceu a Maratona do Rio em 2012 com o tempo recorde da prova de 2h14min58s, e David Kiprotich Bowen, que faturou a Maratona de Curitiba em 2013 e a de Foz do Iguaçu em 2012.

Entre as brasileiras, Conceição Oliveira, vice-campeã da Maratona de Curitiba (2014) é um dos nomes da lista de favoritas ao título, assim como Sirlene Pinho, corredora com um currículo invejável, que já conquistou a Maratona do Rio em 2010 e quer repetir a façanha. No Quênia, os nomes mais fortes são Nelly Jepkurui, vice-campeã no ano passado e em 2012 da prova, Agnes Kiprotich, vice-campeã da Maratona de Porto Alegre (2014) e terceira colocada na Maratona de Zurique (2012), e Caroline Chemutai Komen, vencedora da Maratona de São Paulo deste ano.

(Fonte: José Eduardo Pompeu, educador físico da Bodytech Market Place – São Paulo)