DivulgaçãoFoto: Divulgação

Exercícios para ganhar agilidade e coordenação na corrida

Atualizado em 27 de junho de 2017
Mais em Treinamento

Apesar de a corrida não exigir que os atletas mudem de direção de forma rápida, como no futebol, os treinos de agilidade são muito úteis para aumentar o desempenho do corredor. Eles melhoram a coordenação, a consciência e equilíbrio corporal, além de desenvolverem habilidade nos membros superiores e inferiores. Logo, ter agilidade na corrida ajuda você a melhorar a biomecânica do movimento e, assim, economizar energia.

Para desenvolver essas habilidades, nada melhor do que investir em exercícios na escada de agilidade, uma ferramenta prática e simples que pode ser usada em vários tipos de terreno. Dos mais simples aos mais complexos, são inúmeros os movimentos que podem ser feitos. O objetivo é que o corredor faça movimentos rápidos pelos vãos do acessório, mas sem perder o ritmo.

 

 

É importante que o atleta não se esqueça dos membros superiores. Da mesma maneira como se faz na corrida, os movimentos dos braços devem ser sempre coordenados de acordo com os movimentos das pernas. Comece devagar e, conforme for praticando, acelere as passadas. Cuidado apenas para não enroscar os pés e acabar caindo ou torcendo o tornozelo.

Abaixo, o professor Marcelo Vieira ensina a fazer três exercícios diferentes na escada de agilidade: