Encontre tempo para os treinos

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Um dos problemas que mais afasta as pessoas da corrida é a falta de tempo. A rotina de trabalho, estudo (ou os dois) e outras tarefas cotidianas, costumam ser o motivo para que alguém deixe de se exercitar. Na edição 132, de abril de 2014, da Revista O2, a reportagem “O tempo encurtou” traz dicas e uma planilha de treinos para essas pessoas. Mas decidimos ir além. Nas nossas mídias sociais, perguntamos o que os atletas que acompanham o O2 Por Minuto fazem para encaixar os treinos na agenda.

++ LEIA MAIS:
>> DICA DO ESPECIALISTA: POUCO TEMPO PARA CORRER

Com o trabalho de analista de sistemas durante o dia e professora à noite, Semíramis Ribeiro tem uma rotina agitada. “Só não dou aula dois dias por semana, então, aproveito para treinar no período noturno”, conta. Nos outros dias, não tem jeito: “acordo bem cedinho e corro antes de ir trabalhar”.

Para não ter voltar até sua casa, ela leva ao trabalho todo o material que precisa para os treinos. “O importante é encaixar cada hora, dar valor aos minutos preciosos que sobram.”

Também pela manhã, Isaura Lago realiza suas corridas. “Acordo por volta de 4h30, 5h e treinos antes de ir para o trabalho.” Cyana Freitas De Farias Moura faz o mesmo, assim como Alexandre Viana, Terezinha Silva e Adriana Favilla.

Fabia Megumi Ueno termina o expediente, coloca a roupa e vai correr. “Faço isso duas vezes por semana. Além disso, treino aos sábados pela manhã”, conta. Outro que aproveita para treinar depois do trabalho é Sérgio Porto. “Vou pra esteira da academia e, depois, faço o trabalho de fortalecimento e alongamento”, revela. A esteira é a alternativa usada por outros corredores, como Tuti Abrão Morelli, Solange Moraes e Marcelle Couto.

A situação de André Inaba é diferente. “Sou pai de quatro filhos, o mais velho com 7 anos e o mais novo com 10 meses”, afirma. Só por isso, sua rotina deve ser bem cansativa. Mas tem mais: “trabalho no sistema de turnos. Ou seja, posso entrar de manhã, tarde ou noite no serviço”. Para treinar, ele aproveita as folgas e espaços livres – claro, sempre após a conversa com a esposa.

Com certeza, a falta de tempo é um dos principais empecilhos para uma boa rotina de treinos, mas os corredores que nos acompanham nas mídias sociais provaram que é possível. E você, o que faz para encaixar a corrida na agenda? Conte pra gente nos comentários abaixo.