Dicas para manter a resistência e o bem-estar

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Logo que entram para o esporte, muitas pessoas desejam encontrar um treino ideal para seguir. Depois disso, um dos objetivos começa a ser manter este ritmo, e, o mais importante, se sentindo bem.

Alguns conselhos podem te ajudar a atingir essas metas. Leandro Sandoval, diretor técnico da assessoria esportiva Life Training, em São Paulo, deu sugestões do que pode ser feito para conseguir manter a resistência e o bem-estar. “É preciso estar treinando com frequência, pelo menos três vezes por semana, correndo e seguindo um bom planejamento”, afirma o treinador. “Isso dará estabilidade e continuidade de trabalho para o organismo.” Já para a manutenção do bem-estar, é importante investir em ritmo constante, variar na distância, no tempo e tipo de piso. “Busque o prazer com o esporte, assim, serão ótimos os benefícios cardiovasculares, musculares e articulares”, completa.

Outro ponto de extrema importância é o fortalecimento muscular. De acordo com Fabiano Borsato, diretor técnico da academia R. White, em São Paulo, “este tipo de treino é fundamental para os corredores, pois a junção dele com a corrida ajuda a diminuir as chances de ocorrer lesões, melhora a habilidade na hora de acelerar ou diminuir a velocidade e fortalece os ossos, músculos e ligamentos”.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor13 DICAS PARA MELHORAR A RESISTÊNCIA 
icon texto_menorCORRIDA CONSCISTENTE: SAÚDE E BEM-ESTAR 
icon texto_menorDICA DO ESPECIALISTA: TRABALHANDO A RESISTÊNCIA 

O fortalecimento da musculatura utilizada na corrida e dos músculos estabilizadores do joelho, como os quadríceps, é fundamental. Além disso, trabalhar a região do abdômen e lombar – conhecida como core –, também é importante, já que serve para estabilizar a coluna vertebral, responsável pela sustentação do nosso corpo. (veja mais na Dica do especialista: fortalecimento muscular).

Para ajudar ainda mais, Leandro Sandoval e o Dr. Roberto Ranzini, médico do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital alemão Oswaldo Cruz, citaram algumas dicas que, se cumpridas, podem auxiliar o atleta:

– Definir metas e objetivos para não desmotivar ou treinar incorretamente (veja mais no 12 passos para alcançar suas metas);

– Fazer exercícios três vezes por semana, no mínimo 30 minutos cada dia;

– Alongar os principais grupos musculares, pelo menos duas vezes por semana, após um leve aquecimento, sem que haja exercício intenso antes ou depois;

– Se hidratar em pequenas quantidades no período que antecede a atividade, durante e, principalmente, após seu término (veja mais no O que beber para se hidratar?);

– Aquecer antes do treino (veja mais na Dica do especialista: como aquecer melhor?);

– Alongar bem em busca de relaxamento ao final de cada treino (veja mais no Alongamento: guia para o corredor);

– Utilizar tênis apropriado ao tipo de pisada (veja mais no Guia do tênis: escolha o seu);

– Alimentação balanceada e adequada (veja mais no Manual da boa alimentação);

– Procurar a ajuda de um profissional de educação física para melhor orientação