Dicas de como planejar o treinamento

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Treinamento

Durante essa época de fim de ano, os atletas devem aproveitar para tirar um recesso dos treinamentos e aproveitar o tempo para descansar, sem se preocupar em acordar cedo e cumprir a planilha de treino. Isso não quer dizer, entretanto, que a corrida deve ficar totalmente de lado. O momento é perfeito para planejar o treinamento do próximo ano.

Para conseguir uma melhor performance no asfalto, o corredor precisa adequar de maneira eficiente três itens: treino de corrida, preparação física e descanso. Uma vez em equilíbrio, essa tríade vai ajudar o atleta a conquistar um melhor rendimento na corrida, além de prevenir lesões que o afastem da prática esportiva.

Nesse momento, as orientações de um treinador são tão importantes quanto o seu acompanhamento durante a fase de treinos. Ele ajudará a adequar esses três itens de acordo com a idade, sexo, peso, tempo de prática do esporte e, principalmente, condição muscular do atleta. Os objetivos do corredor para 2016 também devem ser levados em conta na hora de planejar o treinamento, e de montar a planilha direcionada para as provas-alvo.

Essa reflexão é fundamental para quem quiser, por exemplo, melhorar o condicionamento físico, baixar o pace ou aumentar a distância nas provas. É o momento ideal, também, para olhar o calendário de provas de 2016 e definir quais serão os principais desafios da próxima temporada.