Dica do especialista: pule para correr melhor

Atualizado em 19 de outubro de 2018
Mais em Treinamento

As academias têm cada vez mais novas opções de aulas, mas uma delas jamais sai de moda: o Jump. Ao som de uma música bem animada, os alunos pulam em pequenas camas elásticas, seguindo as instruções de um educador físico. A modalidade é divertida, cansa bastante e conta com vários benefícios à saúde, inclusive para os corredores.

“Além de ajudar a queimar calorias e fortalecer os músculos das pernas, o Jump é ótimo para o trabalho de propriocepção”, explica Paulo Rennó, diretor técnico da assessoria esportiva homônima, de São Paulo. Esse trabalho descreve a percepção do próprio corpo. “Incluí a consciência da postura, do movimento e, da força dos músculos e a posição de cada parte do corpo.”

Isso quer dizer que os músculos das costas e do abdómen são trabalhados e estabilizados, melhorando a postura. Na hora da corrida, isso faz com o gasto de energia diminua, te permitindo correr mais.

Como é uma atividade aeróbica bem intensa, o treinador sugere que as aulas sejam feitas duas vezes por semana. “Evite os dias que antecedem um treino de corrida mais forte para não sobrecarregar o corpo”, lembra.

Tanto os membros inferiores, quanto os superiores – com mais intensidade –, são exigidos durante a aula. Segundo o especialista, não há contraindicação para a prática do Jump – desde que um médico tenha feito uma avaliação completa.

Muitos alunos de Rennó são adeptos dessa aula. “Eles se sentem muito mais fortes para a corrida”, relata. Uma aula de 50 minutos pode eliminar de 400 a 600 calorias – ou seja, o exercício é um aliado para quem quer perder peso. A atividade também pode ajudar no fortalecimento muscular após uma lesão.