Dica do especialista: pouco tempo para correr

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Treinamento

A falta de tempo é uma das principais queixas das pessoas sedentárias. Trabalho, estudos e outros deveres acabam tomando a vida de muita gente. Porém, a corrida é uma opção extremamente maleável para quem tem poucos espaços na agenda diária. “É possível conseguir bons resultados com treinos curtos, desde que sejam frequentes e bem orientados”, afirma o treinador Camilo Geraldi, sócio-proprietário da Cogtri Sports, em Belo Horizonte (MG).

“Se o objetivo for praticar o esporte para ter uma vida mais saudável, 30 minutos por dia, de três a quatro vezes por semana já é suficiente”, conta o treinador. Para quem mira provas de 5 e 10 km, esse tipo de treinamento também está de bom tamanho, de acordo com Geraldi. Porém, para encaixar essa meia hora no dia, é necessário acordar um pouco mais cedo – ou ir dormir mais tarde.

O treinador tem mais uma alternativa – apesar de não ser a mais indicada. “Dividir o treino duas vezes por dia pode ser a solução para muitos ocupados”, diz. “Correr 20 minutos de manhã e mais 20 à noite já estimula o metabolismo.”

Os treinos só de fim de semana precisam de cuidados. “Correr em dias seguidos podem ser prejudiciais quando não se programa corretamente”, comenta. “A intensidade dos treinamentos precisa ser controlada para que não haja uma sobrecarga”, segundo o especialista.

Quanto maior a distância que o corredor pretende correr em uma prova, mais tempo ao esporte ele precisa dedicar. “Uma pessoa que quer fazer uma meia-maratona, por exemplo, precisa um ou dois dos quatro treinos semanais para os longões, com até 1h45 de duração”, lembra Geraldi. “Eles servem para adaptar o corpo às longas distâncias”. Esses de maior duração, podem ser feitos nos dias de folga. Os mais curtos seguem nos dias com menos tempo, mantendo os 30 minutos. A musculação também passa a ser mais importante, nesses casos.

Para provas acima de 21 km, o treinador não recomenda que corredores com pouco tempo tentem. “Desafios como maratonas implicam em treinos maiores e cada vez mais detalhados para que não comprometam a integridade física do corredor, portanto, julgo como algo arriscado para quem tem pouco tempo.”

“Quando o treinamento é bem planejado, por um profissional capacitado, o corredor consegue ótimos resultados dentro do seu objetivo, independente do tempo que tenha disponível”, completa o especialista.