Dica do especialista: não pare de correr

Atualizado em 15 de março de 2021
Mais em Treinamento

Começar a correr é, provavelmente, uma das fases mais difíceis para que um novo atleta de rua seja criado. Muitos fatores influenciam para que a pessoa desista das passadas e volte para o sofá. Por isso, conversamos com Rodrigo Lobo, diretor técnico da assessoria esportiva Lobo – de São Bernardo do Campo (SP) –, que deu algumas dicas para que sua aventura esportiva não seja superficial e dure para sempre.

DEFINA UMA META

“Não há nenhum caminho a ser seguido se não houver um objetivo”, garante o treinador. “Antes de tudo, tenha bem claro aonde quer chegar e qual será o plano para isso”, diz Lobo. Ele cita algumas metas possíveis: “correr 5 km, atingir um peso desejado, participar de uma maratona internacional, reduzir o colesterol, entre outras.”

CRIE UMA ROTINA E TENHA REGULARIDADE NOS TREINOS

A combinação de treinos eficientes e uma rotina é fundamental, de acordo com Lobo. “O corpo necessita de estímulos regulares para que haja adaptação e evolução”, afirma. “Além disso, precisamos condicionar nossa cabeça a se manter focada na importância dos treinos para a obtenção de nossas metas.”

MUDE HÁBITOS DE VIDA

“Mudar a alimentação, quantidade de sono, horas de trabalho são importantes para que os resultados sejam perceptíveis e concretos”, lembra. “É muito difícil sair para uma corrida após poucas horas de sono e após uma bela feijoada, por exemplo.”

TREINE COM QUALIDADE

Otimizar o tempo de atividade é mais estimulante e eficaz, segundo o treinador. “Os treinos com altos volumes – seja de distância ou de tempo – não são, necessariamente, os melhores”, alerta Lobo. Variar os estímulos e planejar bem o treinamento melhora o resultado final.

RESPEITE OS LIMITES DO CORPO

“A longevidade dos treinos está relacionada à tolerância do organismo ao volume e intensidade dos exercícios”, conta o treinador. Ele sugere que os sintomas de fadiga sejam respeitados. “Faça um acompanhamento com profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e fisioterapeutas, em complemento ao auxílio de um professor de educação física.”

SEJA PERSISTENTE

“Mantenha o foco em sua meta e jamais desista dela”, exalta. “As conquistas não são imediatas, mas os resultados são recompensadores. Vale a pena lutar até o fim!”

TREINE COM PRAZER

É fundamental na prática da corrida sentir prazer. “Caso não esteja encontrando motivação para treinar, procure uma assessoria esportiva, chame amigos para se exercitar junto, viaje para correr em lugares diferentes, enfim. Procure novos motivos para não parar de correr.”