Dica do especialista: é indicado correr todos os dias?

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Quando se pensa no treinamento, independente do nível, um dos primeiros passos é delimitar o volume de treino que será realizado. Neste momento, a dúvida mais comum é saber qual a frequência semanal de corrida a ser seguida. Mas, como estabelecer um número ideal de treinos, de acordo com o seu nível?

++ VEJA MAIS
>> DICA DO ESPECIALISTA: ACERTE NA RODAGEM
>> DICA DO ESPECIALISTA: PARA BRILHAR NOS 21 KM
>> DICA DO ESPECIALISTA: CALISTENIA, USE O PESO DO CORPO COMO ALIADO

Iniciante: é indicado não treinar em dias seguidos, programando de dois a três dias de treinos na semana, com intervalos de folga. Nestes intervalos, você pode praticar algo com menos impacto, como a caminhada, ciclismo ou natação.

Intermediário: você possui mais dias de frequência de treino e pode fazer isso de duas a quatro vezes por semana. Correr em quatro dias possibilita a aposta em dois treinos seguidos sem intervalo, sendo um deles com intensidade mais baixa.

Avançado: a ideia é treinar até seis dias por semana. Em alguns dias, você pode optar por dois turnos, mas sempre respeitando o equilíbrio entre volume e intensidade dos treinos.

Riscos

Mesmo seguindo este padrão de treino, ainda existe uma grande diferença entre treinar três ou cinco vezes na semana, por exemplo. Afinal, como se chega à escolha? Esta decisão é tomada, essencialmente, com base no volume total de treino de cada corredor. Se você ultrapassar esses limites, pode demorar ainda mais para atingir o rendimento almejado.

O excesso de treinamento semanal pode ocasionar pequenas e/ou grandes lesões, queda de motivação, desequilíbrios de sono e de recuperação das atividades. Tente aumentar o volume de treinos conforme os objetivos de provas e de performance.  

(Fonte: Camilo Geraldi, treinador da COGTRI Sports – BH)