Dica do especialista: correr com ou sem tênis?

Atualizado em 16 de outubro de 2018
Mais em Treinamento

O conceito barefoot running (corrida descaça, em tradução livre) está sendo adotado por alguns corredores. Esses atletas deixam o tênis de lado e vão treinar com os pés no chão. “A mecânica da pisada é completamente diferente da realizada com tênis específicos para o esporte”, lembra Walter Tuche, diretor técnico da assessoria homônima, no Rio de Janeiro. “A primeira parte do pé que toca o solo é a frontal, enquanto com os calçados, o calcanhar é o primeiro a ser utilizado.”

Antes dos pés descalços, opte pelos minimalistas

Como a maneira de correr é totalmente diferente e os pés não estão acostumados aos detritos e irregularidades do solo, “a transição para esse tipo de corrida pode ser feita com tênis minimalistas”, diz o treinador. Com solado baixo, absorvem menos impacto que os calçados com amortecedores – simulando a pisada descalça. 

Depois de se acostumar com esse tipo de pisada, o atleta pode, aos poucos, se arriscar a tirar os tênis. “No começo, faça parte do treino com e a outra parte sem, para que os pés se acostumem com o solo.”

Onde praticar

“O ideal, principalmente para quem está iniciando suas passadas descalças, são as superfícies mais macias, como a areia fofa”, afirma o treinador. “A areia mais dura gera mais impacto, mas diminui a intensidade do exercício, e também é uma opção”, completa. A grama é mais um terreno indicado para a corrida sem tênis. “Em todos os casos, é importante ter cuidado com os buracos e, principalmente, com os objetos cortantes.” Outros tipos de solo, como o asfalto, também podem ser encarados, mas o cuidado deve ser ainda maior com as irregularidades.

Aumento gradativo

Os treinamento descalços devem ser incluídos na rotina gradativamente. “A adaptação à nova maneira de pisar e a falta de costume de não ter a sola do tênis protegendo os pés acontece aos poucos”, garante Tuche. É importante ter o acompanhamento de um profissional de educação física para que esse aumento não seja prejudicial ao atleta. 

Benefícios

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, em 2010, aponta que a corrida descalça produz menos estresse de impacto, em comparação com a prática do esporte com tênis. “Além disso, a prática promove a melhora da propriocepção e o equilíbrio do corredor”, comenta o especialista. “Os praticantes desse tipo de treino afirmam que a modalidade auxilia no aumento da flexibilidade.”

Riscos

Em um outro estudo, publicado no jornal Medicine & Science in Sports & Exercise, em 2012, os cientistas alegaram que correr sem calçados não é eficiente, já que o atleta gasta 4% a mais de energia em cada passo, em relação à corrida com tênis. “Em superfícies irregulares, há ainda a chance de entorses e outras lesões, além do risco de pisar em algum objeto que corte os pés.”