Dica do especialista: calistenia, use o peso do corpo como um aliado

Atualizado em 19 de outubro de 2018
Mais em Treinamento

Apesar de ser pouco conhecida no Brasil, a calistenia começou a cair no gosto dos corredores como uma forma de fazer exercícios com o peso do próprio corpo. A técnica é uma modalidade de malhação que usa apenas a resistência natural do corpo por meio de exercícios como abdominais e flexões.

Baseados na yoga e na ginástica olímpica como forma de promover a saúde e aptidão física, os exercícios da calistenia podem ser executados em parques, praias, locais abertos e até mesmo em casa.

Por ser uma proposta desafiadora e uma maneira de realizar atividade física livre, ou seja, sem auxilio dos aparelhos guiados, a calistenia pode fazer parte da sua rotina diária de treinamentos por aumentar a sua resistência e desempenho físico.

Benefícios

Ajuda a aumentar a resistência corporal dos corredores, pois utiliza-se muito a  isometria (contração muscular sem movimento) e trabalha todos os membros inferiores de diversas maneiras, ocasionando em mobilidade articular e maior flexibilidade.

Exercícios para corredores

Em tese, todos os exercícios podem ajudar na performance do corredor, principalmente os que trabalham os membros inferiores e que envolvem a musculatura do tronco, pois desencadeará na estabilidade da coluna.

Atenção!

Como são exercícios que demandam de controle, força e consciência corporal, é preciso manter a postura sempre reta, para não causar lesões e não machucar a lombar.

Inicialmente, os exercícios podem ser praticados, pelo menos, três vezes por semana, para que o corpo tenha tempo de repouso e recuperação maior entre um treino e outro.

(Fonte: Luiz Otávio Mesquita, Fundador/ Treinador do Calistenia Brasil – SP)