Dica do especialista: acerte na rodagem

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Se você está acostumado a percorrer longas distâncias, com uma boa intensidade, mas ainda não está satisfeito com seu desempenho e resistência, que tal apostar em treinos de rodagem?

Esse tipo de treinamento consiste em uma corrida controlada, com distância e duração variadas, além de uma intensidade determinada que pode melhorar a sua performance. Porém, é preciso estar atento para realizar uma boa rodagem e aperfeiçoar o seu ritmo. Em alguns casos, podem existir falhas quando as rodagens forem muito longas, com ritmos excessivamente elevados e com tênis inadequados.

Por esta razão, o importante é começar sempre de forma suave e progredir lentamente até chegar ao ritmo adequado.

Como executar?

Para a rodagem ser executada perfeitamente, ela deve ser feita em um ritmo médio, uma boa parte em ritmo suave e a menor parte em ritmo mais acelerado. No ritmo lento, é possível desenvolver a sua capacidade aeróbica, o que corresponde aos trotes leves e aquecimentos.

No ritmo médio, combinam-se o desenvolvimento da capacidade e da potência aeróbica, onde você tem de realizar o treino entre 70% e 80% da frequência cardíaca máxima (FCM).

Por fim, o ritmo mais acelerado é onde se desenvolve a potência aeróbica, próxima ao que você deve ter ao competir, entre 80% e 90% da FCM.

Uma boa maneira de descobrir se a rodagem está sendo feita da forma correta, é quando você está relaxado o suficiente para manter uma conversa normal enquanto corre, sem exigir muito do organismo. Aqueles que conseguem obter esse controle terão um melhor aproveitamento durante os treinos.

Benefícios

– Aumenta a resistência do corredor;
– Permite correr distâncias mais longas;
– Desenvolve o sistema cardiorrespiratório;
– Permite treinar sem estressar a mente e os músculos.

Dica

Para este tipo de treinamento sair perfeito, o tênis, além de um eficiente sistema de amortecimento, deve ser flexível e ter a sola alta, para que você se sinta confortável durante o treino.

(Fonte: Leonardo Marmitt, treinador da Just Run Ass. Esportiva, de São Paulo)