Cuidados com a hidratação na corrida

Atualizado em 22 de dezembro de 2017
Mais em Treinamento

Uma pesquisa publicada na Medicine & Science in Sports & Exercise afirma que repor o sódio não é tão importante quanto beber a quantidade certa de água (nem mais nem menos) durante a hidratação na corrida. Para chegar a essa conclusão, os estudiosos da American College of Sports Medicine receberam amostras de sangue de corredores da Western States Endurance Run, uma famosa corrida da Califórnia, para que medissem o grau de hiponatremia — quando a quantidade de sódio está muito baixa no sangue e pode levar à falha da musculatura e dos nervos — de cada um dos finalistas.

Entre os corredores estudados, 6,6% apresentaram sintomas de hiponatremia após a corrida. No entanto, segundo os pesquisadores, não houve diferença na taxa de ingestão de sódio entre eles e os outros concluintes do percurso. A condição para o aparecimento do problema foi a quantidade de líquido ingerido durante a atividade física — em excesso ou em baixa quantidade.
Para acertar na hidratação na corrida, os pesquisadores aconselham que os corredores bebam apenas quando estiverem com sede, e não em horários predeterminados, o que pode fazer com que a quantidade de água ingerida cause a hidratação excessiva, acarretando baixo rendimento por conta da maior eliminação do sódio.

(nota publicada na revista O2, edição #142 de Março de 2015)