Correr no inverno faz (muito) bem à saúde

Atualizado em 19 de dezembro de 2017
Mais em Treinamento

O inverno começa neste sábado. E é uma época do ano em que você pode estar mais vulnerável a algumas doenças. Então, saiba que a corrida é um grande aliado para deixar saúde em perfeito estado. Correr regularmente deixa o sistema imunológico mais forte, elevando a produção de células que protegem o organismo e atacando bactérias, fungos e vírus.

++LEIA MAIS
>>COMO SE VESTIR PARA CORRER NO FRIO
>>QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA TREINAR NO INVERNO

Com isso, o corpo acaba ficando cada vez mais resistente aos ataques desses pequenos agentes causadores de doenças, sejam eles internos ou externos. A prática esportiva faz todo o corpo funcionar de maneira mais eficaz, o que também contribui na proteção.

O sistema imunológico é amparado por todos os outros sistemas. Isso dá ao organismo maior eficiência em todos os sentidos. Isso ocorre em qualquer época do ano, inclusive no inverno.

Glutamina, o aminoácido essencial

Outro fator que contribui no bom funcionamento da defesa do organismo é a manutenção da glutamina. Este aminoácido, presente principalmente no tecido muscular, serve de “alimento” para os leucócitos – ou glóbulos brancos.

Quando bem nutridas, essas células trabalham de maneira eficiente, elevando a resistência e imunidade do corpo. Mas o que a corrida tem a ver com isso? Tudo! Se praticada de forma adequada, a atividade física é uma das formas mais eficazes para a manutenção deste aminoácido no corpo.

Não exagere

Os benefícios da corrida para o sistema imunológico são claros, mas fique atento à intensidade. Se praticada de maneira exagerada, a ação tem efeito contrário, ou seja, diminui a capacidade de proteção do sistema imunológico. Isso ocorre devido à sobrecarga imposta ao organismo, que pode ocasionar fadiga.

Por isso, os treinamentos devem ser de acordo com sua aptidão física e sempre orientados por um profissional. Além disso, os dias de descanso devem ser respeitados para que ocorra uma boa recuperação muscular.

Alimentação

Aliada à corrida, uma alimentação saudável e balanceada é muito importante para um organismo mais forte. Consumir mais frutas, legumes e verduras frescas, carnes magras e cereais integrais garante mais vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes essenciais, aumenta a resistência do organismo. Estar bem hidratado também é indispensável, pois a água, além de repor o líquido perdido na corrida, elimina toxinas do organismo, mantendo-o saudável.

(Trecho de matéria publicada na Revista O2, edição nº 121, maio de 2013)