ShutterstockFoto: Shutterstock

Correr em ladeira dá força e resistência

Atualizado em 25 de julho de 2016

Todo mundo já cansou de ouvir falar da famosa subida da Avenida Brigadeiro Luis Antônio, no final da São Silvestre. É por causa dela que tanto os atletas iniciantes quanto os já experientes choram tanto. Mas, os aclives não devem ser vistos como vilões. Muito pelo contrário, incluir treinos desse tipo na planilha é mais que recomendável para aqueles que desejam ganhar mais força e resistência nas provas.

Darlan Marçal, diretor técnico da assessoria esportiva Pacefit, explica por que: “Além de preparar o corredor para todas as adversidades existentes em uma corrida, os treinamentos em subidas são uma excelente alternativa para o desenvolvimento de uma melhor base muscular dos membros inferiores”.

E se engana quem acha que esse tipo de treino é uma exclusividade dos atletas de elite. Isso porque, os que estão começando a dar os primeiros passos no esporte agora, também podem encarar alguns exercícios do tipo escalada.  Naturalmente, haverá diferenças no treino, dependendo do seu grau de experiência. Mas, inserir uma “subidinha” em seu cronograma de vez em quando fará com que seu corpo se acostume desde cedo com o impacto diferente produzido pela elevação.

Porém, o especialista recomenda: “O estímulo deve ser incorporado logo no início do treinamento, para evitar impactos excessivos quando o corredor tiver que encarar esse desafio no futuro”. As subidas são capazes de aumentar a frequência cardíaca do corredor, com a consequente melhora no condicionamento físico, além de elevar o fluxo de oxigênio. Só não vale passar dos limites e ter que encarar uma faceta inesperada da corrida: a visita ao consultório médico. Por isso, é necessário ter prudência.

(Matéria publicada na Revista O2 nº109, Maio de 2012)