Como se vestir para correr em dias quentes

Atualizado em 20 de dezembro de 2017
Mais em Treinamento

O calor já deu as caras. E para que você faça corridas mais proveitosas é importante se vestir da forma adequada. Isso porque, em dias quentes, roupas leves e com tecidos de alta absorção e dispersão de suor melhoram o conforto e performance na corrida de rua.

Pensando nisso, e para que você não perca rendimento nesses dias de sol escaldante, levantamos as principais dicas para que você se vista de forma a correr melhor.

1. Tecidos tecnológicos
Dê preferencia aos tecidos que proporcionam maior frescor e ainda eliminam possíveis odores. Existe uma infinidade de opções no mercado. Tem, também, as roupas que são feitas com tecnologias capazes de absorver o suor e de facilitar a sua evaporação, mantendo o conforto durante a atividade.

2. E os sintéticos?
Eles são ótimas opções, uma vez que facilitam a evaporação do suor e ainda facilitam o resfriamento. Embora ela possa custar um pouco mais, quando comparado às roupas de algodão, você vai ter maior conforto (especialmente, durante corridas longas) e ainda ganhará rendimento.

3. Cuidado com o algodão
Muitas pessoas usam roupas de algodão nas suas atividades físicas. Isso é um erro comum, já que ele absorve o suor e o retém na peça. Lembre-se, sempre, que as roupas desenvolvidas para atividade física absorvem o suor do corpo e facilitam a sua evaporação, mantendo a sensação de leveza e conforto em dias mais quentes.

4. Escolha as meias certas
Também não é uma boa pedida usar meias com 100% de algodão. Seus pés vão suar muito e, como já foi dito, o algodão manterá seus pés molhados, o que pode levar a micoses e ao chulé. Procure por meias sintéticas, como as feitas com poliéster, por exemplo.

5. Prefira as roupas claras
Roupas de cores claras e as mais folgadas vão ajudar o seu corpo respirar e resfriar-se naturalmente. Roupas apertadas restringem os movimentos e aumentam o calor, enquanto que as de cores escuras absorvem a luz do sol e deixam o seu corpo mais quente.

6. Use óculos de sol
Um bom par de óculos de sol para corrida ajuda a proteger seus olhos dos raios nocivos do sol. Além disso, eles previnem as dores de cabeça que podem surgir depois do treino por conta da exposição à luz forte.
Aposte também nos bonés, que ajudam a diminuir a luminosidade que chegam aos seus olhos.

7. Aposte no protetor solar
Alguns produtos possuem fator UV para proteger o corredor do sol. Mas isso não significa que você deve abandonar o protetor solar. Ele deve ser à prova d’água e com fator de proteção de no mínimo 15 FPS. É indispensável em todos os treinos, mas quando o sol está muito forte você não pode deixá-lo de lado de forma alguma. O protetor solar evita queimaduras, câncer de pele, além de manter o corpo um pouco mais fresco.

(Fonte: Karen Sarnelli, gerente de vestuário da Mizuno)