Como deve ser o movimento dos braços ao correr?

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Na maioria dos casos, os corredores não dão importância à técnica para movimentar os braços, como em outros esportes, como a natação, que requer um movimento bem técnico e preciso para que se obtenha uma boa postura. Mas aprender a executar o movimento certo na corrida é tão importante quanto nas outras modalidades esportivas. 

É muito frequente que alguns atletas tenham “vícios” na forma que movimentam os braços quando correm. Se você reparar vai notar que cada corredor movimenta os braços de um jeito diferente. Mas, como tirar o melhor proveito e usar os braços a favor das passadas? Confira algumas dicas:

O movimento deve ser paralelo ao corpo

O balanço dos braços deve ser feito na mesma direção da corrida. O movimento lateral é desnecessário e errado, pois a força está em outra direção. Cruzar os braços em frente ao corpo, também, pode ocasionar na perda de eficiência de sua corrida.

O balanço deve começar a partir dos ombros

Erroneamente, muitos atletas realizam o movimento dos braços a partir dos cotovelos. O movimento deve ser feito a partir do ombro e os cotovelos devem manter um ângulo de 90º em relação ao tronco.

Mantenha os ombros e as mãos relaxadas
Seus ombros devem estar baixos e relaxados. Recomenda-se que suas mãos estejam alinhadas ao seu antebraço, mantendo os dedos pressionados em direção ao punho.  A palma de sua mão deve estar voltada para dentro, com o polegar perpendicular ao chão.

Tente não fechar muito a mão e não elevar os ombros para cima. Ambos os movimentos podem fazer com que sua corrida fique tensa, podendo comprometer a postura e a parte superior do corpo, especialmente no tronco.

Mais: para manter uma boa postura, é importante que seu dorso esteja reto e relaxado, assim como seus ombros. Seu olhar deve estar sempre a frente e nunca deve correr olhando para o chão e, muito menos, para cima.