Como alongar os músculos da panturrilha

Atualizado em 17 de julho de 2017
Mais em Treinamento

Dores nos pés ou tornozelo são até comuns durante a realização de alguma atividade física, afinal de contas são os primeiros pontos de impacto. Saiba, então, que a panturrilha é fundamental para suavizar esse choque e prevenir possíveis lesões. Ou seja, requer bastante atenção antes de iniciar um treinamento ou participar de uma corrida.

Saiba que a panturrilha não é diferente de outras partes. Realizar um bom alongamento por completo, antes e depois de treinos e provas, é importante para qualquer um. Além de evitar o risco de lesões, aumenta, por exemplo, a flexibilidade do músculo. Um exercício específico pode ajudá-lo a preparar essa musculatura para evitar qualquer percalço durante sua atividade.

– Fique em pé, deixe o seu corpo reto, levemente inclinado à frente e com abdômen contraído. Mantenha a perna direita estendida e flexione o joelho da esquerda apoiando em alguma parede ou árvore. Fique na posição por 30 segundos, sem tirar o calcanhar do chão. Depois, repita o movimento trocando de pernas.

Alongamento: importante, mas ainda ignorado por muitos

Porém, apesar da importância, muitos atletas não dão a devida atenção para o alongamento, seja na panturrilha ou em qualquer outra parte do corpo, e acabam sofrendo com as consequências. Pelo menos, foi o que mostrou a enquete realizada pelo site O2 por Minuto, no período de 12 a 18 de junho.

 

 

A maior parte dos participantes (37,5%) assegurou que se alonga antes e depois de qualquer atividade física. Um número, porém, chamou a atenção. Nada menos que 15,7% dos internautas admitiram que ‘nunca’ se alongam para a prática da atividade física, enquanto outros 16% afirmam que se alongam somente após o treinamento.

Diante da importância, saiba como realizar o alongamento da melhor maneira possível e, assim, evitar alguns problemas na hora da sua atividade física.

Não se esticar abruptamente

O movimento deve ser suave e linear para evitar que o músculo se lesione.

Não se alongar até doer

A dor é um sinal de que algo está errado. Nesse caso, é importante diminuir a intensidade.

Dar atenção aos principais grupos musculares

O alongamento do pescoço, ombros, dorsais, cervical, lombar, quadris, glúteos, pernas e panturrilhas é indispensável.

Manter a postura

Durante os movimentos, evite deixar o corpo desalinhado.

Não forçar a barra

Alongar músculos desaquecidos ou extremamente cansados pode ser prejudicial.

Não tenha pressa

Evite ficar por um período curto nas posições de alongamento, sem dar tempo para a musculatura relaxar.

(Fonte: Leandro Sandoval, diretor técnico da assessoria esportiva Life Training, em São Paulo)