Benefícios dos treinos de intensidade

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Você já ficou em dúvida se está treinando o suficiente para alcançar seu objetivo? Adquiriu, por exemplo, um bom condicionamento físico e agora espera melhorar seu desempenho. Os treinos de intensidade podem ser uma opção.

++LEIA MAIS
>>INTERVALADO: INCLUA NA ROTINA DE TREINOS

>>TREINO PARA QUEIMAR GORDURA ABDOMINAL
>>VOCÊ PRECISA SABER MAIS: FARTLEK

Esse tipo de treino consiste basicamente em tiros intensos e velozes, com pausas para desenvolver um ritmo de competição.  É uma atividade que apresenta resultados rápidos, mas que deve ser feito de acordo com a capacidade de cada um.

Como funciona?

Os tiros são feitos com 100% da frequência cardíaca. Por isso, necessitam de um volume baixo, de no máximo 15 minutos e devem ser feitos apenas por quem também realiza treino de força, como a musculação. O atleta pode realizar seis tiros de dois minutos, intercalando em cada tiro, uma caminhada de também 2 minutos.

A diferença entre o treino de intensidade e o intervalado é a distância percorrida – no intervalado, são bem curtas, enquanto nos de intensidade são mais longas.

Para quem?

Corredores mais experientes, e, se possível, com o suporte de um treinador, podem utilizar essa técnica. Um corredor iniciante, por outro lado, não precisa dessa intensidade, uma vez que os treinamentos mais leves contribuem o suficiente para a sua evolução saudável.

Para corredores em formação, esse tipo de treino já é cogitável, mas com uma intensidade média semanal. 

Quantas vezes por semana?

Pode variar de acordo com o período do treinamento do atleta – além do condicionamento físico –, mas é recomendado que esse tipo de exercício não seja realizado mais do que duas vezes por semana. No caso de atletas sem histórico de lesão, o treino pode ser feito duas vezes por semana, mas sem ultrapassar os 20% do treino total.

Cuidados 

É importante que você não faça o treino em uma intensidade exagerada. O risco de uma lesão é grande. Portanto, o aumento dessa intensidade deve ser gradual. Além disso, o trabalho de fortalecimento muscular é indispensável para quem realiza esse tipo de treinamento.

(Fontes: Kim Cordeiro, diretor técnico da assessoria esportiva BK Sports, de São Paulo, e Fabiano Braun, diretor técnico da Floripa Runners, em Florianópolis – SC)