Benefícios de correr na esteira

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

O assunto é polêmico: alguns defendem veementemente que correr na esteira deve fazer parte dos treinos de corrida, enquanto outros não concordam com a prática por defender que não tem nada melhor do que o vento batendo no rosto.

leia-mais-cinza

icon texto_menor  5 KM E 10 KM NA ESTEIRA
icon texto_menor  POSSO TREINAR PARA UMA PROVA USANDO A ESTEIRA?
icon texto_menor  MANUAL DE ETIQUETA DA ESTEIRA

Fato é que a esteira pode, sim, ajudar nos treinos e no ganho de rendimento nas passadas. Na hora de queimar calorias e derreter gorduras, ela também é uma ótima alternativa, por se tratar de um treino aeróbico.
A esteira tem como vantagens o controle da intensidade, a estabilidade do piso que evita lesões, a praticidade e o ambiente climatizado. Mas para que você faça bons treinos é preciso tomar cuidado por conta do impacto, não sendo sugerido correr todos os dias por longos períodos.
Mais: se você não consegue apostar neste tipo de treino por ter de correr em um local fechado, saiba que para se adaptar ao aparelho basta intensificar o tempo e a intensidade do treino de forma gradual. Você acaba, aos poucos, se acostumando com a corrida sem sair do lugar.
Aqui estão mais algumas vantagens da corrida na esteira.

É melhor para as articulações
As esteiras oferecem melhor absorção de impacto, resultando em menor pressão sobre os pés e os joelhos, em comparação com a corrida no asfalto e em superfícies de concreto. Assim, dá para aliviar o impacto que é feito sobre os ossos, tendões e músculos. O amortecimento extra e a superfície lisa permitem, também, que as passadas fiquem mais fáceis.

Não é preciso se preocupar com o tempo
Ela é uma excelente ferramenta em dias chuvosos e frios. Também faz com que você evite a poluição e o trânsito do dia a dia. E em um dia mais corrido, a esteira da academia pode ser uma boa solução para não deixar de treinar.

Você pode simular percursos diferentes
Se você mora em uma região muito plana e está treinando para uma maratona cheia de subidas, pode correr com inclinações diferentes na esteira, o que fará com que o seu corpo se acostume com o estímulo diferenciado e se prepare da melhor forma para a prova.

Facilita os treinos
Como você consegue controlar inclinação, frequência cardíaca, tempo, velocidade e hidratação de forma muito mais fácil, a esteira pode ser usada para treinos intervalados ou contínuos para forçar o organismo a se adaptar a um pace estipulado por você.

Você pode controlar o ritmo
Ao correr fora, alguns corredores têm dificuldade para manter um ritmo consistente e acabam correndo mais rápido ou mais devagar do que pretendiam. A esteira faz com que seja mais fácil controlar a quilometragem e ritmo devido a todos os marcadores que sempre estão ali na sua frente.

É mais conveniente
Os equipamentos mais modernos já vêm com entrada para iPhone, iPod, tablets e telas de TV. Isso oferece maior comodidade ao se exercitar.

(Fontes: Ronaldo Martinelli, professor da Bio Ritmo – São Paulo, Adriana Genioli, diretora técnica da AG Assessoria Esportiva – Fortaleza – e Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo da Cia Athletica – São Paulo)