Aquecimento pré-maratona: como fazer

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Performance

A preparação para uma maratona leva semanas, onde você planeja cada passada com atenção, para obter a performance desejada. Uma boa alimentação, treinos específicos e noites de sono, tanto em semanas anteriores, como no dia anterior à prova influencia no seu organismo. Mas, além de toda esta preparação, um aquecimento pré-prova, também, se faz necessário.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor QUAL O MELHOR AQUECIMENTO ANTES DE CORRER?
icon texto_menor ESPECIALISTA: O AQUECIMENTO E SEUS BENEFÍCIOS
icon texto_menor ALONGAMENTO X AQUECIMENTO: QUAL FAZER?

Como fazer?
O aquecimento adequado deve começar com um trote leve. Faça exercícios de alongamento e, em seguida, alguns tiros de corrida de 100 metros, aumentando a velocidade gradativamente, até chegar ao ritmo de competição. O tempo do aquecimento deve ser ficar entre 5 a 10 min.

A intenção do aquecimento é preparar e oxigenar os músculos sem gastar muita energia, que será utilizada durante a prova. Ele deve ser feito com pouca intensidade, sem ir além do limite da flexibilidade, pois se forçar muito o atleta pode provocar uma distensão ou contratura.

Mas, lembre-se: o esforço feito para aquecer não deve ser extenuante a ponto de deixar você esgotado, antes mesmo de chegar à linha de partida.

(Fonte: Ezequiel Mendonça, treinador e diretor técnico da Next Assessoria Esportiva – RS)