Aquarunning, uma forma diferente de treinar

Atualizado em 21 de fevereiro de 2017
Mais em Treinamento

A aquarunning é uma modalidade que há anos surgiu na Europa e Estados Unidos, mas não alcançou popularidade suficiente que fizesse o esporte se estender para o resto do mundo. 

Geralmente, explicar o esporte é muito simples: correr embaixo d’água (o corpo, já que a cabeça permanece na superfície). A ideia é não tocar o solo para não ter ponto de apoio. Tecnicamente, não estaríamos correndo, mas nadando. Nesse esporte, o atleta realiza muitos movimentos musculares relacionados à corrida.  

O fundamental dessa pratica é que, como a água oferece uma resistência permanente e homogênea ao redor do corpo, quanto mais força fizermos, maior será a resistência. Nosso desenvolvimento muscular e a queima de calorias também serão maiores. Outro dos benefícios do esporte é a ausência de impacto que nos submetemos quando corremos no asfalto, por exemplo. 

 

 

São recomendadas sessões breves, de trinta a quarenta minutos. É importante levar em consideração a preparação do atleta, caso seja iniciante, a duração deve ser pequena até que a pessoa se sinta preparada para aumentar o tempo.

É importante lembrar que não vai ser fácil encontrar caminhos livres em piscinas populares ou em clubes para realizar esta atividade. Além disso, é necessária a utilização de uma boia específica que fique presa ao redor da cintura para a flutuação na posição vertical.

Veja no vídeo a seguir (em espanhol) como praticar o Aquarunning:

 

Esta matéria foi publicada no site Activo Argentina