Alinhamento corporal x lesões: existe relação?

Atualizado em 15 de fevereiro de 2018
Mais em Treinamento

Será que nos lesionamos porque estamos com o corpo desalinhado? Alguns especialistas dizem que sim, mas um grupo de estudos da UNICID, o São Paulo Injury Running Group (SPRunIG), especializado em lesões que a corrida pode provocar, argumenta que não. Segundo eles, as lesões relacionadas à corrida não têm relação com o alinhamento corporal.

O estudo avaliou e acompanhou 89 corredores recreacionais brasileiros durante 12 semanas, a cada quinze dias. No fim, 24 dos 89 participantes sofreram algum tipo de lesão nesse período. Após realizar uma análise estatística para verificar se aqueles tiveram as lesões apresentavam alterações relacionadas às medidas do corpo, o resultado obtido foi que não havia relação entre o alinhamento e as novas lesões.

“Todos nós temos algumas assimetrias no nosso corpo. Não somos perfeitamente simétricos e isso é normal, não é um fator de risco para lesão na corrida. O tipo do pé [plano, normal ou cavo] e o fato de ter uma perna mais curta ou maior [entre valores de 1 cm de diferença] não são motivos para tanta preocupação”, afirma o fisioterapeuta Rafael Pimenta, especialista em Terapia Manual, pesquisador no  SPRunIG  (São Paulo Injury Running Group).

Por outro lado, o fisioterapeuta alerta para fatores comprovadamente de risco, como uma lesão prévia. Lembre-se sempre que não é normal correr com dor, por exemplo. Procure um profissional da área de saúde se você tiver alguma queixa que não seja aquela dor muscular após os treinos. O esporte tem que ser um estímulo positivo e agradável – e não uma tortura.

(Fontes: Rafael Mirante Pimenta, mestrando em Fisioterapia, especialista em Terapia Manual, pesquisador no SPRunIG [São Paulo Injury Running Group]; Lower limb alignment characteristics are not associated with running injuries in runners: Prospective cohort study)