9 dicas para correr na praia

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Treinamento

É importante ressaltar os cuidados que devem ser tomados para fazer de maneira certa um treino na praia.
Por isso, fique atento a algumas dicas para você correr na praia:

• De tênis ou de descalço?
Existem estudos que dizem que a corrida com os pés descalços estimula a aterrissagem com o antepé, o que reduz o impacto nas articulações, como se fosse um amortecedor natural em relação à aterrissagem com o calcanhar. Hoje em dia, existem no mercado alguns tênis que se assemelham às sapatilhas, com a sola bem rente e flexível. Isso pode funcionar para treinos na areia, onde o impacto é menor.

• Devo correr perto do mar, calçadão, areia batida ou areia fofa?
A rua (calçadão) é o terreno ideal para treinos longos, que valorizam a velocidade pela estabilidade. Já a areia é um local para treinos mais curtos, que trabalham a musculatura e o condicionamento físico, pois se faz muita força no momento de tirar o pé da areia. O ideal é correr na parte mais dura, pois na parte fofa seu pé afunda. Dependendo do nível de condicionamento do atleta pode se intercalar treinos nos diversos terrenos, solicitando assim estímulos diferentes.

• Areia fofa pode causar lesão? Pede mais cuidados?
A areia fofa é o piso que mais gera lesões, por conta do desnivelamento e da instabilidade. Quem treina num terreno desses vai ter maior preparo físico e maior resistência, mas vai estar mais sujeito a lesões. O ideal é praticar treinos curtos na área.

• Devo levar água?
Para treinos longos, é importante se hidratar antes, durante e depois do exercício. Recomenda-se ingerir 250 ml de água a cada 30 minutos de treino. Como o desgaste físico da corrida na praia é grande e perde-se, além de água, sais minerais, o consumo de isotônico também é importante para repor essas perdas. Portanto, separe uma garrafinha e leve água, sim.

• É bom ouvir música?
Isso é uma escolha individual. Correr à beira-mar ouvindo o barulho das ondas pode ser uma experiência incrível. Por outro lado, escolher uma playlist com suas músicas favoritas é um ótimo estimulo para manter o ritmo dos treinos.

• Quanto tempo é preciso fazer de corrida?
Depende do condicionamento físico e do objetivo individual. A orientação profissional garantirá os resultados com a elaboração de um treinamento específico e adequado.

• Qual o melhor horário?
Inicio da manhã ou final da tarde.

• Alongamento antes e depois do exercício?
O alongamento, quando praticado de forma branda, é excelente no relaxamento dos grupos musculares no pós-treino. Porém, é preciso tomar cuidado com a intensidade do alongamento, pois o exercício pode provocar algumas microlesões (para permitir que o músculo aumente seu comprimento) e, nesse caso, pode gerar uma sobrecarga e até dificultar a recuperação. A orientação profissional é fundamental.

• Correr na praia exige o quê?
Correr na praia é excelente para desenvolver força, resistência e equilíbrio.

(Fonte: professor e personal trainer Vinícius Martins Nogueira, graduado em Educação Física e pós-graduado em fisiologia do exercício).