6 dicas para você se dar bem na largada

Atualizado em 29 de abril de 2016

Quando um corredor se prepara para uma prova, na maioria das vezes se preocupa, apenas, com o que encontrará durante o percurso, estabelecendo estratégias para a corrida de rua e pensando em ter um final forte. Mas pensar na largada, também, é uma forma inteligente de se preparar para a competição, já que ela tem total influência sobre o seu desempenho no restante do trajeto e é uma parte importante da corrida bem sucedida.

Na largada é preciso ter em mente sua estratégia de prova e buscar mantê-la, já que é fácil deixar-se levar pelo calor do início do evento e acabar imprimindo um ritmo mais forte do que o programado, por exemplo. Isso, com certeza, comprometerá o seu resultado, fazendo com que todo o trabalho feito por meses seja jogado no lixo.

Por isso, reunimos seis dicas para que você tenha um início de prova eficiente.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  É HORA DE APOSTAR NA FASE DE POLIMENTO
icon texto_menor  MELHORE O TEMPO NAS CORRIDAS CURTAS
icon texto_menor  COMO PROJETAR SEUS TEMPOS DE CORRIDA?

1. Vá para a largada com tempo de sobra
Não há nada pior do que chegar esbaforido na largada. Por isso, programe-se para ter tempo de sobra para o início da corrida, especialmente se você ainda precisa pegar o seu kit. Você deve ter tempo para se aquecer e encontrar um bom lugar para a largada, principalmente se ela será feita por ondas.
E para não ter problemas, cheque dias antes do evento quais vias estarão abertas para o acesso à corrida. Muitas vezes corredores perdem o início por não verificarem as ruas que estarão fechadas durante a corrida, o que faz com que a sua chegada até a prova tenha de ser feita de forma diferente.

2. Aqueça a musculatura
O aquecimento é essencial para qualquer corrida, pois ele dilata os vasos sanguíneos, garantindo que os seus músculos estejam abastecidos com oxigênio, assim como aumenta a temperatura do corpo, deixa a musculatura preparada para ter eficiência durante as passadas e eleva a frequência cardíaca.
Procure aquecer cerca de 20 minutos antes da largada e, durante a espera pelo início da corrida, mantenha o corpo em movimento, com um trote no lugar. Assim, o seu corpo já estará totalmente preparado para a corrida.

3. Procure relaxar
Você, provavelmente, vai estar nervoso no início da prova. Por isso, faça o que puder para relaxar. Se você tiver que esperar por um longo tempo antes da largada, encontre uma área tranquila, longe da multidão, para evitar a sensação de ansiedade. Alguns corredores gostam de ouvir músicas tranquilas para ficarem calmos, enquanto outros optam pelas mais agitadas. Descubra a melhor estratégia para você e relaxe.

4. Vá ao banheiro antes da corrida
Minutos antes da largada, passe no banheiro para evitar surpresas desagradáveis durante a prova.

5. Posicione-se no lugar certo
Em todas as corridas os corredores mais velozes ficam na frente, enquanto os mais lentos ficam para trás. Por isso, você deve saber que ritmo irá empregar na prova para ficar posicionado na demarcação do seu pace. Isso possibilitará uma largada mais fluente, sem atropelos, e com um fluxo de corredores mais homogêneo. Além disso, ter o pace estabelecido, também, evita que você saia muito forte e quebre no meio da corrida.
Procure ficar atento para não pisar no pé de outro corredor, evitando possível entorse de tornozelo, o que poderá tirá-lo da prova.

6. Tenha cautela ao correr
A largada de qualquer prova, geralmente, é lotada. Por isso, tome cuidado. Preste muita atenção nos outros corredores ao seu lado e fique atento ao local onde pisa, já que no início as pessoas estão muito perto umas das outras.

(Fonte: Paulo Ayres, gerente de running da Cia Athletica – Porto Alegre)