5 razões para fazer treinos de força

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Quem quer correr cada vez melhor – e mais rápido – está sempre de olho em ferramentas que possam alavancar seu desempenho. Uma delas, os treinos de força, podem ajudar a adquirir um melhor desempenho almejado e, ainda, colaborar na redução do risco de lesões. Elencamos alguns motivos para você colocá-lo na sua planilha:

1 – Ajuda equilibrar força muscular durante a corrida

A força muscular é parte fundamental de uma corrida saudável. Consiste na quantidade máxima de tensão que um músculo pode produzir, seja para movimentar uma articulação, para impulsionar ou parar o corpo. Com o treinamento de força, tais movimentos ficam mais equilibrados e o corredor tem mais facilidade para executar a corrida.

2 – Musculatura mais forte diminui a chance de lesões

Ao contrário do que se pensa levantar pesos ao fazer os exercícios corretos não vai acrescentar massa muscular para o seu corpo. Em vez disso, o treinamento de força pesado poderá melhorar a sua musculatura e força global, para colaborar com a sua performance na corrida.

O principal benefício do treinamento de força para corrida é desenvolver uma musculatura preparada para executar o movimento correto na hora da atividade, desperdiçando menos energia e reduzindo o risco de lesões.

3 – Melhora o desempenho

Em um mês de treinamento de força, o corredor consegue perceber os resultados no desempenho: sua corrida fica mais rápida e o ganho de desempenho é ainda maior. O ideal é manter os treinos por mais tempo, ou seja, pelo período todo em que estiver correndo, para o ganho ser ainda maior.

4 – Melhora a força em variações de pisos durante a corrida

As mudanças de tipos de treino e também de piso são muito boas para dar motivação, evitar lesões e aprimorar o seu jeito de correr. Porém, quando a mudança é inesperada, como em uma prova, o corredor que tenha realizado um treinamento de força conseguirá se adaptar melhor a tais variações, sem correr o risco de lesões.

5 – Aumenta o "gás" nas ladeiras

É importante que se tenha uma rotina de treinos em subidas, para aumentar o esforço, melhorar a postura e fortalecer a panturrilha, o treinamento de força proporciona uma capacidade melhor de executar tais movimentos.

(Fonte: Leandro Sandoval, diretor técnico da Life Training Assessoria Esportiva – SP)