5 exercícios para turbinar as pernas

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

“Pernas para que te quero!” Essa expressão cai como uma luva para os corredores, já que elas são, treino após treino, usadas de forma intensa. O fortalecimento muscular é uma das melhores opções para melhora da mecânica da corrida, bem como a diminuição dos índices de lesão. Ter uma musculatura apta para realizar uma corrida eficiente é imprescindível. E você consegue bons resultados com os treinos de força. Você sabe quais exercícios podem ajudá-lo nessa tarefa?

Montamos um treino focado no fortalecimento das pernas e que pode ser feito duas vezes na semana. São apenas cinco exercícios que farão total diferença nas passadas pelas ruas.

1. Agachamento com halteres
Mantenha seus pés apontados para frente e um pouco mais afastados em relação a sua linha dos ombros. Deixe o abdômen contraído e seu tronco ereto. Desça lentamente flexionando os joelhos e o quadril, projetando-o para trás. Dica: transfira o peso do seu corpo para o calcanhar, livrando a pressão das pontas dos pés. Caso não haja nenhuma patologia, faça o movimento completo, passando dos 90 graus de angulação em relação ao joelho. Realize séries de 20 repetições e aposte na resistência.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  ENFRENTE AS LADEIRAS COM TRANQUILIDADE
icon texto_menor  POR QUE TREINAR SEM APETRECHOS TECH?
icon texto_menor  KETTLEBELL: ALIADO NO GANHO DE RENDIMENTO

2. Avanço em deslocamento
Para iniciar, fique com os pés na largura do quadril, dê um passo à frente, ficando com um pé na frente do outro, sendo que o de trás deve estar apenas apoiado nos dedos e com o calcanhar elevado, enquanto que o pé da frente fica completamente apoiado. Faça o movimento como se estivesse ajoelhando, tentando tocar o joelho da perna que está atrás no solo (chegue perto, mas não encoste o chão). Para realizar o movimento, a perna que está à frente precisa flexionar também. Tome cuidado com a pelve e não a deixe rodar. Mantenha-a alinhada a seus ombros. Siga com a outra perna e inverta o movimento sucessivamente gerando a passada. Faça três séries de 30 passos (15 com cada perna, alternadamente).

3. Leg press horizontal unilateral
Visando o equilíbrio dos dois membros inferiores, os exercícios unilaterais são fundamentais para quem corre. Comece apoiando apenas uma das pernas na plataforma do Leg Press, mantendo a outra perna fora da plataforma de apoio. Realize o movimento de extensão e flexão do joelho e mantenha o foco e a concentração para o joelho estar sempre apontando para a ponta do pé. Repita o movimento para o outro lado da mesma forma, realizando três séries de 20 repetições.

4. Abdução do quadril em pé
Com uma tornozeleira em cada perna, inicie o movimento em pé e segure em algum apoio (espaldar de preferência). Transfira o peso para uma das pernas, que servirá como apoio para a execução do exercício. Inspire e afaste lateralmente a outra perna com o joelho estendido. Volte lentamente, soltando o ar. Faça três séries de 20 repetições para cada lado. E fique atento, pois a variação desse exercício pode ser com um elástico circular preso nas pernas.

5. Flexão plantar livre
Fique em pé em cima de um degrau ou step, apoiando apenas a ponta dos pés. Realize o movimento de flexão plantar, quando você deve subir o calcanhar fazendo força com sua panturrilha. Alongue bastante na volta, descendo o calcanhar além da linha do step. Em todo movimento mantenha seus joelhos destravados e semiflexionados. Faça três séries de 20 repetições para cada lado

icone-foto

[nggallery id=137]

(Fonte: Alex Borghetti, educador físico da Bodytech Indianópolis – São Paulo)