5 dicas para ter um final de corrida forte

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Você treina durante meses para uma prova que tem como foco, mas ao chegar o grande dia, não consegue cruzar a linha de chegada da maneira que esperava. É muito gratificante e emocionante ter um final de prova forte.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  MELHORE O TEMPO NAS CORRIDAS CURTAS
icon texto_menor  É HORA DE APOSTAR NA FASE DE POLIMENTO
icon texto_menor  COMO PROJETAR SEUS TEMPOS DE CORRIDA?

Na realidade, para que isso aconteça é preciso que você já tenha um planejamento desde o início do percurso. Seu pace médio deve ser seguido, para que você tenha sucesso. E esse ritmo e a intensidade a serem empregados na corrida devem ser muito bem trabalhados nos treinos, para que você alcance a meta de concluir a prova em ritmo forte.

Reunimos cinco dicas de como melhorar a sua fase final nas provas, para que você se sinta mais forte e confiante nas próximas corridas.

1. Fração negativa
Nos treinos, faça algumas corridas em fração negativa, o que significa que a segunda metade da corrida deve ser mais rápida do que a primeira. Praticar um ritmo progressivamente mais forte fará com que o seu corpo já se acostume com o término em ritmo mais rápido.

2. Melhore a resistência física e mental
Incluir alguns trabalhos de velocidade em seu treinamento irá melhorar a sua força, além de ajudá-lo a se sentir mais confiante ao final do trajeto.

3. Aumente a sua força
Na reta final, seus músculos já estão fatigados. Mas ainda é preciso trabalhar duro para cruzar a linha de chega. Incorporar exercícios em seu treinamento, como agachamentos e pliométricos, por exemplo, fará com que você ganhe mais força e poder explosivo.

4. Não vá com muita sede ao pote
Uma das maiores razões pelas quais os corredores não conseguem terminar a prova com um ritmo forte é a largada errada. É fácil começar mais rápido que o seu ritmo ideal, porque você está se sentindo bem no início da corrida e ainda tem toda a empolgação da prova. Mas cuidado, pois você vai pagar caro por isso. Seja conservador no começo, para ter energia no tanque reserva ao final do percurso.

5. Converse com você mesmo
Escolha uma frase que traga ânimo para a sua corrida e passe a repeti-la como um mantra. Isso vai ajudá-lo a chegar até o fim. Às vezes, esse estímulo ajuda a eliminar algum desconforto que pode aparecer no meio do caminho.

(Fonte: Joaquim Ferrari, diretor da assessoria esportiva Joaquim Ferrari Treinamento Outdoor – Rio de Janeiro)