5 dicas de treinos para a Maratona do Rio

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Treinamento

Falta pouco mais de um mês para uma das provas mais procuradas e encantadoras do Brasil: a  Maratona do Rio de Janeiro. A prova acontece no dia 26 de julho e deve reunir 26 mil pessoas na orla carioca. E por conta da grande procura, a  organização da prova teve de abrir mais 500 vagas  além do programado.

A corrida de 42 km tem largada no Pontal, passa por Recreio, Leblon, Ipanema, Copacabana e chega ao Aterro do Flamengo. Nesta reta final, como devem ser os seus treinos para que você se dê bem nos 42 km da Cidade Maravilhosa? As dicas a seguir podem ajudá-lo a chegar bem preparado para na Maratona do Rio.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  OLYMPIKUS LANÇA TÊNIS DA MARATONA DO RIO
icon texto_menor  MULHERES TÊM MELHOR RITMO DE MARATONA
icon texto_menor  A MARATONA É PARA TODOS OS CORREDORES?

1. Essa é a fase dos últimos treinos longos. Nos fins de semana entre 45 dias e um mês para a prova, faça um treino de 34 km como o mais longo.

2. Durante a semana, para quem faz quatro treinos, aposte em um meio longo, geralmente de 16 km a 18 km, com alternância de ritmo, sendo alguns mais velozes, outros com ritmo constante e trote leve.

3. Para quem faz mais treinos, inclua ainda na planilha um ou dois trotes de 8 km a 12 km.

4. Além dos treinos na rua, faça também um reforço muscular, seja ele musculação, pilates, treino funcional, bike…

5. A alimentação balanceada e o descanso ativo também são fundamentais nesse período para que você esteja pronto para a Maratona do Rio.

(Fonte: Márcio Puga, maratonista, professor de corrida e coordenador da equipe de corrida Márcio Puga)