5 atividades que podem ajudar na corrida

Atualizado em 18 de outubro de 2017
Mais em Treinamento

Quer fugir do lugar-comum? Basta investir numa nova rotina de crosstraining. Saiba que novas atividades podem ajudar na corrida, no ganho de rendimento e (até!) garantir que você corra menos riscos de sofrer lesões e desgaste muscular. Sim, o treino complementar a corrida pode ajudar na melhora do seu condicionamento cardiorrespiratório e a fortalecer os músculos, além de auxiliar a acelerar a recuperação muscular. Isso porque outras atividades físicas mudam os estímulos já sofridos pelo corpo com a corrida, sendo uma excelente estratégia para aprimorar suas capacidades físicas, tais como velocidade, força, resistência, agilidade, equilíbrio e flexibilidade.

Listamos cinco atividades que podem ajudar você. Mas elas não são aquelas tradicionais, que todo o corredor sabe que serve como um ótimo complemento para os treinos, como a natação, o ciclismo, o Pilates ou a musculação. A ideia, aqui, é que você aposte em movimentos não tão óbvios para quebrar a rotina e, de quebra, ainda ganhar rendimento nas passadas. Mas para que o treino dê resultado é preciso apostar em uma das atividades propostas ao menos duas vezes na semana, fazendo com que elas sejam um complemento da sua rotina de treinos.

1. Slack-line

Para ganhar força e flexibilidade o slak-line é uma ótima pedida. Os movimentos feitos em cima da faixa — de apenas 5 cm de largura — fazem com que você também trabalhe o equilíbrio e a concentração. Além disso, essa é uma boa estratégia para exercitar as penas, o abdômen e os ombros, partes do corpo muito requisitadas durante a corrida.

2. Patinação de velocidade (corrida de rua sobre patins)

A patinação é como uma corrida, já que você mantém a mesma postura das passadas, fazendo movimentos sincronizados para ganhar velocidade. No entanto, com essa atividade você dá um respiro para as articulações, visto que o impacto ao deslizar sobre rodas é muito menor.

3. Artes marciais

Para o fortalecimento muscular (e mental!), uma boa pedida são as artes marciais. Isso porque elas trabalham a força corporal, assim como o equilíbrio, duas características que ajudam a melhorar a corrida. Apesar da baixa intensidade aeróbica, essa atividade é uma boa alternativa para evitar lesões.

4. Zumba

A Zumba trabalha alguns dos grupos musculares mais requisitados na corrida, por movimentar bastante as pernas e os braços, além de trabalhar os músculos estabilizadores do quadril.

5.Stand-up paddle

Neste esporte, você trabalha as pernas, a boa postura e estabilidade. Gestos requisitados para que você não caia para fora da prancha. Isso traz ganhos para fortalecimento do core e dos músculos das pernas, tão importantes para quem corre.

(Fonte: Renan Furlanetto, professor da Cia Athletica, unidade Anália Franco – São Paulo)