4 dicas para encarar a Uphill Marathon

Atualizado em 16 de novembro de 2017
Mais em Treinamento

Estratégia, boa alimentação e muita hidratação. São esses os três pilares para que você faça uma boa  Mizuno Uphill Marathon, prova que chega à terceira edição em 2015  e que rola no dia 1º de agosto na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina.

Quem garante que esses pontos devem fazer parte do seu foco na corrida são os vencedores da edição de 2014, o carioca Roberto Tadao, mais conhecido como Dum, e a paranaense Letícia Saltori.

A prova é bastante dura, já que seu percurso final fica a 1.418 metros de altitude. Este ano, aliás, a disputa tem uma novidade: a largada será às 16h30, com chegada prevista para o período noturno, com a serra iluminada.

E aí, preparado? Siga as quatro dicas a seguir e se dê bem no percurso!

1. Na véspera da corrida, cheque o percurso e converse com o seu treinador para saber a estratégia a ser usada durante a prova.

2. É preciso controlar a emoção. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, as subidas do trajeto não são logo no começo. O percurso tem (até) algumas descidas nos primeiros 25 quilômetros. As subidas ficam para os quilômetros finais. Se você chegar cansado neste ponto, certamente terá dificuldades. Por isso, poupe-se no começo. Mais do que outras, essa é uma corrida de paciência.

3. Hidrate-se e alimente-se corretamente durante a prova. Faça bom uso de todos os postos de hidratação que ficam no percurso. A corrida é muito estratégica, se você não tiver um plano de hidratação, pagará caro. Na parte de alimentação, os atletas consumiram entre 200 e 300 calorias de carboidrato em gel por hora, mas isso depende muito da sua estratégia de suplementação.

4. Fique atento ao frio, que neste ano deve ser intenso. O ideal é usar uma segunda pele e um corta-vento por cima, além de optar pela calça, que, por causa dos bolsos, ajuda a carregar gel de suplementação.

(Fontes: Roberto Tadao, mais conhecido como Dum, e Letícia Saltori, vencedores da Mizuno Uphill Marathon em 2014)